Ambiente

Pingo Doce promove limpeza do fundo do mar em cinco praias do Algarve

 
O Algarve recebe, a partir de amanhã, a "Limpeza do fundo do Mar", iniciativa pioneira em Portugal e promovida pelo Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal.

A ação será levada a cabo por um grupo de mergulhadores certificados, que irão realizar a recolha de resíduos e detritos depositados nas águas de cinco praias algarvias, com o objetivo de combater a poluição marinha e de sensibilizar para a importância da conservação do Oceano.
 
Em paralelo, de modo a envolver os veraneantes, irão decorrer diversas atividades no areal da praia, dedicadas à literacia dos oceanos. Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as problemáticas do lixo e resíduos que acabam no oceano e sobre como podem adotar hábitos e comportamentos mais responsáveis e sustentáveis para contribuírem para a sua mitigação. Além disso, existirão várias surpresas reservadas para os mais novos.
 
A iniciativa "Limpeza do fundo do Mar" passará pelas seguintes praias:2 de agosto – Meia Praia (Lagos), 3 de agosto – Praia da Rocha (Portimão), 4 de agosto – Praia do Peneco (Albufeira), 5 de agosto – Praia da Falésia (Albufeira), 7 de agosto – Praia de Monte Gordo (Monte Gordo).
 
Em todas as praias, o lixo e resíduos recolhidos serão contabilizados e os seus dados introduzidos na plataforma internacional Clean Swell da Ocean Conservancy e na plataforma do Project Aware, de forma a caracterizar esses mesmos resíduos e a contribuir para a construção de dados científicos nacionais na área dos resíduos dispersos no meio ambiente, sublinha a organização.
 
A região do Algarve marca a última fase da ação do Pingo Doce e da Sailors for the Sea Portugal, que tem estado a percorrer a costa portuguesa, de norte a sul, e já passou por Leça da Palmeira, Figueira da Foz, Nazaré, Oeiras e Sines.