A exposição “Piratas – os ladrões do mar”, patente no Castelo de Silves desde o dia 6 de junho, será prolongada até ao dia 10 de janeiro de 2014.
Trata-se de uma exposição concebida pela especialista em arqueologia subaquática e história da navegação Sandra Y. Rodriguez, que aborda vários cenários marítimos, desde o mundo clássico à atualidade.
Nesta viagem o visitante toma contacto com o percurso da pirataria desde o início do comércio até ao século XIV, passando por uma segunda época (denominada época de ouro) que se situa entre os séculos XV e XVIII, terminando no período que vai desde o século XIX até à atualidade.
As causas que motivaram o aparecimento da pirataria, as suas finalidades, o modo de vida relacionado com este fenómeno, os barcos e armamento utilizados, são alguns dos aspetos analisados nesta mostra.
Promovida pela “Cultura Entretenida”, entidade espanhola que pretende fomentar a inter-relação entre o lazer e a cultura através da criação e dinamização de exposições temáticas, a mostra conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves, tendo já passado por diversas cidades internacionais, das quais se realça o Museu Marítimo de Barcelona, onde contabilizou quase 77 mil visitantes. Em Portugal esta exposição já passou por locais como o Palácio Nacional de Sintra ou o Forte do Bom Sucesso (Lisboa).
Atualmente com horário de inverno, o Castelo de Silves está aberto todos os dias entre as 9h00 e as 17h30, sendo a última entrada efetuada às 17h00.