O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão (PMUS), foi recentemente disponibilizado para consulta, no sentido de acolher o contributo dos munícipes, informa em comunicado a autarquia de Portimão.
A apresentação do PMUS, realizada no auditório do Portimão Arena a 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, é um instrumento de atuação e sensibilização pensado para fomentar a articulação entre as diferentes plataformas de deslocação e modos de transporte.
O plano visa implementar um sistema integrado e sustentável, e consagra a diminuição do uso do transporte individual e a adequada mobilidade dos residentes ou visitantes.
Segundo o município, este estudo “é um olhar para o futuro, pretende humanizar o espaço público e visa revolucionar a face do concelho, ao contribuir para a mudança de mentalidades”. A proposta agora disponibilizada no site do município, com vista à consulta e auscultação de contributos no período que decorre de 07 de novembro a 11 de dezembro, deverá, posteriormente, ser discutida na câmara e submetida à Assembleia Municipal para aprovação.
Alguns dos projetos previstos no PMUS poderão ser financiados ao abrigo do quadro comunitário de apoio Portugal 2030, conclui o mesmo comunicado.