Sociedade

Plano de Segurança da Água apresentado em Loulé

A Câmara Municipal de Loulé apresentou esta terça-feira, na Biblioteca Municipal, a primeira fase do Plano de Segurança da Água.

PUB
 
A apresentação conjunta com a Inframoura, empresa municipal com competências na zona de Vilamoura, e a Câmara Municipal de Silves, contou com a presença de aproximadamente 100 elementos de todas as equipas de trabalho envolvidas.
 
Custódio Guerreiro, Chefe da Divisão de Saneamento Básico e Vias Municipais da Autarquia, destacou a importância deste Plano, bem como o empenho do executivo municipal em torná-lo uma realidade efetiva nos próximos meses.
 
Por sua vez, Nuno Cabrita, coordenador do projeto, apresentou o Plano de Segurança da Água, reforçando como essencial para a gestão dos sistemas de distribuição de água para consumo humano. Com este plano pretende-se aumentar a confiança e satisfação dos consumidores, minimizando os riscos identificados e garantindo a distribuição da água com elevados níveis de qualidade e quantidade.
 
De destacar ainda que o Plano de Segurança da Água é desenvolvido e implementado por um conjunto alargado de elementos que vão desde o executivo e dirigente municipais, passando pelas equipas de SIG, cadastro e análise, até aos operacionais de terreno.
 
Refira-se que um Plano de Segurança de Água é uma ferramenta de avaliação e gestão de risco em sistemas de abastecimento de água, proposta pela Organização Mundial de Saúde, que privilegia uma abordagem preventiva, identifica riscos no sistema de distribuição de água, desde a origem até à torneira do utilizador, prioriza esses riscos e implementa controlos para mitigá-los, introduz também processos para validar e verificar a eficácia do sistema de controlo implementado e a qualidade da água produzida. 
 
Algarve Primeiro/CML