Economia

Plano Nacional Ferroviário vai ser apresentado na CCDR Algarve

 
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, em parceria com o Gabinete do Ministro das Infraestruturas e Habitação e com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), promove na próxima segunda- feira, dia 19 de julho, pelas 15 horas, uma sessão de apresentação das bases do Plano Nacional Ferroviário.

Segundo explica a CCDR em comunicado, o setor dos transportes representa 25% das emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia, enquanto o transporte ferroviário é responsável por apenas 0,4% dessas emissões. O setor dos caminhos-de-ferro é, em grande parte, eletrificado, tendo sido o único modo de transporte a reduzir consideravelmente as suas emissões desde 1990. Este setor também pode desempenhar um papel significativo no âmbito do turismo sustentável.
 
No Algarve, as Infraestruturas de Portugal têm previsto para este ano a adjudicação da eletrificação da Linha do Algarve, no âmbito do Programa Ferrovia 2020.
 
No ano assinalado como Ano Ferroviário Europeu, avança assim o debate sobre o Plano Ferroviário Nacional (PFN), um instrumento que irá definir a rede ferroviária de interesse nacional e internacional. 
 
A adoção de um Plano Ferroviário Nacional está prevista no programa do Governo, que também estabelece como objetivos levar a ferrovia a todas as capitais de distrito, reduzir o tempo de viagem entre Lisboa e Porto e promover melhores ligações da rede ferroviária às infraestruturas portuárias e aeroportuárias. Além desses, o PFN deverá assegurar uma cobertura adequada do território e a ligação dos centros urbanos mais relevantes, bem como as ligações transfronteiriças ibéricas e a integração na rede transeuropeia. Deverá ainda garantir a integração do modo ferroviário nas principais cadeias logísticas nacionais e internacionais.
 
Na Estratégia de Desenvolvimento Regional - Algarve 2030 destacam-se como muito relevantes a melhoria das ligações modais intrarregionais, em particular na  ligação ao aeroporto internacional de Faro, bem como o desenvolvimento do estudo de ligação a Andaluzia, posição partilhada e ainda recentemente reiterada por ambas as regiões através de um manifesto assinado por associações empresariais e autarcas.