Sociedade

Poema inédito de António Ramos Rosa a Gastão Cruz lido na cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

Realizou-se no passado dia 19 de outubro, na Biblioteca Municipal de Faro, a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa – VII edição, com a presença do poeta premiado Gastão Cruz.

PUB
 
A sessão iniciou com a leitura de alguns poemas da obra premiada “Existência”, pela voz de Ana Cristina Oliveira e António Gambóias. 
 
Na mesma cerimónia foram lidos dois documentos inéditos, de autoria de António Ramos Rosa, cedidos gentilmente pela sua viúva, Agripina Costa Marques, dedicados a Gastão Cruz – uma carta e um poema, que será publicado no último volume da obra poética de António Ramos Rosa, onde serão incluídos outros inéditos, explica nota de imprensa da autarquia.
 
Gastão Cruz invocou António Ramos Rosa no seu discurso, relembrando a sua influência e importância na sua obra e na sua vida.
 
Já o Presidente da Câmara, que presidiu à cerimónia, que contou ainda com a intervenção da Diretora Regional da Cultura, Adriana Nogueira, regozijou-se com mais este feito literário de Gastão Cruz, «um génio persistente e consistente; um génio complexo, como era o de Ramos Rosa, que se reinventa e adapta no seguimento das décadas que atravessa».
 
Rogério Bacalhau destacou também a importância de Ramos Rosa e Gastão Cruz, entre outros, como «expoentes da literatura portuguesa e grandes responsáveis pelo crescendo de notoriedade que a poesia farense vem alcançando».
 
O Coral Segundo Capítulo encerrou o evento.
 
Refira-se que o prémio, no valor de 5.000 euros, teve o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e os apoios de outras entidades. 
 
O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa tem periodicidade bienal, prevendo-se que a VIII edição seja lançada em 2021.