Sociedade

Poeta e Embaixador Luís Castro Mendes apresentado por Lídia Jorge em Loulé

No próximo dia 14 de agosto, pelas 21h00, a Biblioteca Sophia recebe, em Loulé, recebe uma das mais proeminentes figuras da poesia nacional da atualidade com Luís Castro Mendes, Embaixador de Portugal junto do Conselho da Europa (Estrasburgo).

PUB
 
Com uma longa carreira literária, estará em Loulé pela primeira vez, terra onde tem fortes raízes familiares, para falar da sua obra poética. Luís Castro Mendes é apresentado pela escritora Lídia Jorge. 
 
Neto do arqueólogo José Rosa Madeira, natural do Ameixial, e que foi o descobridor da primeira estela com a Escrita do Sudoeste (a que já se chamou com inteira propriedade Escrita Algarvia), Luís Filipe Castro Mendes nasceu em 1950, em Idanha-a-Nova, devido à deslocação profissional de seu pai (jurista em Faro). 
 
Ainda muito cedo, entre 1965 e 1967, foi colaborador do jornal Diário de Lisboa-Juvenil e também do Juvenil e do Suplemento Literário do diário República. O avô louletano de Luís Castro Mendes, além de arqueólogo era relojoeiro estabelecido em Loulé, na Av. Marçal Pacheco, e foi o primeiro a recolher os versos de António Aleixo, recolha que em grande parte deu origem ao livro inicial do grande poeta popular.
 
Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, Luís Castro Mendes desenvolveu, a partir de 1975, uma carreira diplomática sucessivamente em Luanda, Madrid e Paris, foi Representante Permanente de Portugal na UNESCO em Paris, depois Embaixador na Índia, e, atualmente, é o chefe da missão portuguesa  junto do Conselho da Europa, em Estrasburgo. È uma das vozes mais respeitadas no Palácio das Necessidades.
 
A sua obra é marcada por duas características: a intertextualidade (com referências a escritores como Emily Dickinson, Rike, Nietszche, Jorge Luís Borges, Rimbaud, entre outros) e o tratamento de formas poéticas tradicionais, como o soneto.
 
Areias Escuras (1984), Seis Elegias e Outros Poemas (1985), galardoado com o prémio da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, A Ilha dos Mortos (1991), O Jogo de Fazer Versos (1994) e Outras Canções (1998) são exemplos de obras deste autor. Lendas da Índia e Misericórdia dos Mercados são dois dos seus mais recentes livros.
 
Esta iniciativa, com entrada livre, é promovida pela Biblioteca Sophia no âmbito do ciclo “Discursos Diretos”, dinamizado pela Comissão Concelhia das Comemorações do 25 de Abril.