Para o Município de Faro, este corpo policial municipal, "que trabalhará em estreita articulação com PSP e GNR, terá como principal missão a promoção da segurança e proteção do bem-estar da população, privilegiando o policiamento de proximidade e visibilidade em todo o concelho, incluindo ilhas".
A funcionar, para já, com um efetivo de 10 agentes, "num único horário", o objetivo passa por garantir a sua operacionalidade, todos os dias da semana/24 horas por dia.
O Município de Faro informa que tem a decorrer um concurso externo, para admitir novos agentes para a Polícia Municipal, que deverá ter, em plenas funções, um corpo efetivo de 30 agentes. Os candidatos que forem admitidos no âmbito deste concurso deverão entrar em formação no início do verão.
Segundo a autarquia farense, "após um longo processo", a Polícia Municipal de Faro iniciou a sua função, ajudando "a dar resposta aos desafios de segurança do concelho e a contribuir para uma cidade mais organizada e segura", lê-se numa nota divulgada.