Segundo a autarquia de Lagos, os agentes aperceberam-se de gemidos no interior dos detritos, o que levou a uma inspeção mais detalhada. No local, foram encontrados sete cães recém-nascidos abandonados. Quatro estavam em estado de grande debilidade, evidenciando sinais de desnutrição, e três já se encontravam cadáveres.
Os animais vivos foram resgatados e entregues ao Gabinete Médico Veterinário do Município, que posteriormente, encaminhou-os para uma clínica veterinária, com a qual o município tem contrato para tratamento e recuperação de animais. Após o tratamento, os animais foram encaminhados para a Associação Cadela Carlota.
Os factos foram reportados ao Tribunal Judicial de Lagos, tendo em vista o apuramento de responsabilidades criminais.
A Câmara de Lagos reforça que, os maus-tratos físicos a um animal de companhia são punidos com pena de prisão de 6 meses a 1 ano ou com multa de 60 a 120 dias. Se resultar na morte do animal, poderá ocorrer punição de prisão de 6 meses a 2 anos ou com multa de 60 a 240 dias. Em caso de abandono, é punível com pena de prisão até 6 meses ou multa até 60 dias, apelando a que a comunidade denuncie este tipo de infrações.