O I Encontro Nacional de Talentos – Zona Sul teve lugar no dia 2 de dezembro em Lagoa.
Quarenta atletas disputaram o I Encontro Zona Sul do Plano Nacional de Talentos de Polo Aquático, da Federação Portuguesa de Natação.
Os atletas, distribuídos por escalões de sub-12 e sub-14 mistos, representaram três associações territoriais: Associação de Natação do Algarve (ANALGARVE), Associação de Natação do Alentejo (ALENTEJO) e Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS), em representação de quatro clubes: Lagoa Académico Clube, Portinado, Aminata-Évora e Viver Santarém.
O encontro, organizado pela Analgarve, com o apoio do Município de Lagoa, decorreu nas piscinas municipais de Lagoa entre as 10h00 e as 13h00 e contou com a presença do selecionador nacional da modalidade, Fernando Leite, revela nota do Município.
Para esse responsável desportivo, "a visão deste projeto passa por criar os alicerces para que os jogadores do futuro tenham as bases necessárias para o alto rendimento desportivo no Polo Aquático".
"A missão do projeto", adiantou, consiste em "protocolar métodos para criar níveis de excelência, (...) democratização das boas práticas (...) e sustentabilidade da atividade de uma forma credível", fornecendo aos jogadores treino "com uma base capaz através da sistematização dos conteúdos de aprendizagem", concluiu o técnico da Federação Portuguesa de Natação.