Economia

Ponte da Praia de Faro já vai nos 3,5 milhões

As Grandes Opções do Plano e Orçamento 2019 foram aprovados por maioria na última reunião da Câmara Municipal de Faro, que decorreu no dia 06 de Novembro, nos Paços do Município.

PUB
 
De acordo com comunicado da autarquia, o documento apresenta um valor de 39,7 milhões de euros, o que representa um aumento de mais de 2 milhões face a 2018.
 
A prioridade do orçamento, segundo a edilidade, "passa por garantir projetos que partem da iniciativa do Executivo, como o programa de requalificação do espaço público e artérias (Faro Requalifica), a melhoria do Parque Escolar, a renovação do obsoleto parque automóvel municipal, apoios ao Associativismo e Juntas de Freguesia, o planeamento territorial e o processo de candidatura Faro, Capital europeia da Cultura".
 
Em termos de infraestruturas e equipamentos, o Orçamento dará destaque à construção de um parque de campismo na Praia de Faro (449 mil euros mais IVA) cuja obra deverá iniciar-se em Setembro de 2019, a remodelação do parque habitacional municipal (cerca de 350 mil euros mais IVA), as requalificações no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana – PARU (150 mil euros mais IVA) e a construção de 3 salas para o pré-escolar na EB1/JI do Bom João (316 mil euros mais IVA). Em execução encontra-se já o Polidesportivo da Conceição (2.ª fase: 130 mil euros mais IVA).
 
No que respeita à remodelação de espaço público e rede viária, o Orçamento prevê, entre outras, as requalificações da estrada da Praia de Faro e a rotunda do Aeroporto (1.ª fase: 200 mil euros mais IVA); estrada Mar e Guerra / Patacão (158 mil euros mais IVA); rua da Igreja, Montenegro (100 mil euros mais IVA) e troço da Av. da República / Jardim Manuel Bívar (100 mil euros mais IVA).
 
Previstos, com concurso de empreitada a lançar durante o ano de 2019, estão ainda o Centro de Recolha Oficial (canil/gatil municipal), as requalificações da Alameda João de Deus e Mata do Liceu, a construção do Centro Cultural de Bordeira e diversas requalificações de artérias e largos urbanos e das designadas freguesias rurais – com realce para a renovação do Largo do Pé da Cruz e da Praça Ferreira de Almeida. 
 
As remodelações de parques infantis e instalações desportivas, estão também previstas neste orçamento que contempla ainda "uma forte componente ambiental e de recuperação de espaços verdes", conclui o mesmo comunicado.
 
Entretanto, dado o impasse relativamente a uma obra que urge avançar, e na circunstância de não ter havido propostas para o concurso público de construção da Ponte para a Praia de Faro, lançado em Novembro de 2017 e depois das negociações com a tutela e com a Soc. Polis Litoral da Ria Formosa SA, não terem tido base de entendimento, o Município de Faro anuncia que irá fazer "um esforço adicional", no montante aproximado de 1,12 milhões de euros para viabilizar a empreitada.
 
O novo valor base de construção da ponte ficará assim em 3,52 milhões de euros.