No âmbito da inauguração do futuro Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, é lançado um convite, aos maiores de 12 anos, para que integrem o espetáculo de teatro “Ao sabor da sorte e do destino”, informa a autarquia de Portimão.
Com direção artística de Raquel Belchior e produção da Ordem do O - Associação Cultural, o projeto será apresentado a 27 de outubro no Centro Comunitário de Alvor, em encontro marcado para as 19h00, visando contar a história do salva-vidas de Alvor e a sua forte relação simbólica com a comunidade piscatória daquela vila do concelho de Portimão.
Os interssados devem inscrever-se até 26 de outubro pelo seguinte endereço eletrónico: https://forms.gle/vRGSyBjbV7K3sTqXA
A partir de 28 de outubro, os participantes terão várias sessões de formação específica em técnicas como movimento, voz, construção de personagem, dramaturgia, as quais decorrerão às sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h30 às 17h00.
A iniciativa é promovida pelo Município de Portimão através do Museu, em colaboração com o Centro Comunitário de Alvor e a Junta de Freguesia de Alvor.
O Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor resulta de um projeto da responsabilidade da Câmara Municipal, através do Museu de Portimão, visando criar um núcleo museológico dedicado à história do salva-vidas.
Para o efeito, está em fase final a reabilitação da Estação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), obra orçada em 312 mil euros e que contou com o apoio do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, através do PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos.
Um dos principais pontos de interesse do futuro centro interpretativo, vai ser o antigo salva-vidas ’Alvor’, que entrou em funcionamento no ano de 1933, tendo beneficiado recentemente de recuperação, por iniciativa do Município de Portimão, conclui nota divulgada.