A distribuição dos medicamentos será feita através das duas farmácias existentes em Monchique que aderiram ao programa.
Em comunicado, o Município de Monchique informa que, promoveu o acesso gratuito à medicação para pessoas com grave vulnerabilidade socioeconómica através do programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, no âmbito do protocolo realizado com a Associação Dignitude.
Avança ainda a autarquia que, a comparticipação dos medicamentos por este programa exige o cumprimento de algumas condições de recursos, relacionadas com o agregado familiar, o rendimento global e as despesas fixas do mesmo. O registo do beneficiário na plataforma Dignitude e posterior emissão do Cartão Abem acontece após avaliação das condições do requerente pelo setor de ação social, educação e saúde do Município de Monchique.
Para solicitar a adesão ao programa, os interessados deverão contactar o setor de ação social, educação e saúde do município, responsável pela avaliação das condições de recurso a este apoio.
No mesmo comunicado lê-se que, «o Município de Monchique entende que, face aos efeitos da crise provocada pela pandemia, a procura por apoios, nomeadamente ao nível dos cuidados de saúde e aquisição de medicamentos, se tem acentuado, sendo agora, mais do que nunca garantir o apoio e implementação de medidas tendentes à inclusão social de indivíduos e famílias carenciadas».