Dicas

Porque é tão importante correr?

Foto - Depositphotos  
A ciência assegura que uma corrida regular ajuda-nos a melhorar a saúde física e mental, descubra porquê.

PUB

A corrida diária contribui para melhorar a nossa autoestima, capacidade cognitiva e melhora o nosso humor.  Consoante a aptidão física de cada pessoa, assim deve ser ajustada a prática de corrida, em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Fazer exercício físico não só é bom para o nosso corpo e saúde, como também para a nossa mente e emoções. Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que quando fazemos exercício físico regularmente sentimo-nos melhor. Correr é uma opção que não requer especial preparação, nem um local específico onde praticar, pelo que conseguimos “escapar” à preguiça ou adiar as sessões de treino com o infame “amanhã vou”, descreve um artigo da revista Centrada em Si.

Para além de ajudar a controlar a ansiedade em qualquer idade, a corrida é também uma importante aliada ao longo do nosso processo de envelhecimento, ajudando a retardar as marcas do tempo. Confira os principais benefícios de reservar um tempo diário para correr:

1. É um tempo só nosso, no qual podemos centrar o nosso pensamento.

2. Melhora a forma como nos vemos a nós mesmos e a nossa autoestima. À medida que a idade avança, vemos como o nosso corpo muda e muitas vezes sentimo-nos mais debilitados, menos ágeis ou com menos força. O exercício físico ajuda-nos a melhorar esta situação. Além disso, ajuda-nos a estabelecer metas e a cumpri-las, e por isso faz com que a nossa autoconfiança aumente, mostrando-nos que podemos ser bem-sucedidos no que nos propomos fazer.

3. Promove valores tão importantes na nossa vida como a disciplina ou capacidade de automotivação.

4. Ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.

5. Influencia a nossa sensação de felicidade. Segundo vários estudos científicos, praticar regularmente desporto tem influência direta na felicidade.

6. A atividade física também produz em nós uma melhoria a nível cognitivo. Durante a prática de exercícios aeróbicos, o fluxo sanguíneo cerebral aumenta. Além disso, previne a degeneração cognitiva, impulsiona a criação de novas conexões entre os neurónios, melhora a capacidade de concentração e a memória.

7. Quando corremos, o corpo produz endorfinas, substâncias que nos proporcionam uma sensação de prazer e bem-estar.

A Centrada em Si reforça que, se a sua musculatura está em boas condições, correr pode transformar-se num ritual de autocuidado que lhe devolve energia, confiança e bem-estar. Mais do que um desporto, o running é uma forma de cuidar de si, passo a passo, rumo a uma vida mais saudável e plena.

Para ganhar mais motivação, comece com pequenos treinos diários, preferencialmente à mesma hora, num local onde se sente bem; onde gosta de estar, seja sózimho ou acompanhado.

Muitos estudos dizem que quando praticamos exercício físico logo pela manhã, garantimos um melhor humor, uma maior sensação de felicidade e bem-estar, apreciamos mais a nossa imagem e começamos a nossa jornada com mais energia, mais controlo emocional e consciência.

Ao final do dia, pode desfrutar de uma sensação de liberdade, tranquilidade e paz interior com a sensação de “dever cumprido”. Pode também aproveitar para organizar mentalmente o dia seguinte e beneficiar o sono.

Esse tempo que reservamos a nós próprios também contribui para que vivamos mais o momento presente, reduzamos a ansiedade e que controlemos o apetite.

Além de tudo isso, correr e praticar exercício físico a seu gosto também contribui para que mantenha o peso ideal e que desfrute de mais momentos de prazer ao longo do dia, por isso, calce os ténis, vista-se confortavelmente e corra nem que seja no tapete da sala com ou sem música. Hidrate-se bebendo água e deixe que os pensamentos tomem conta do momento. Vai ver que vale mesmo a pena e que, em pouco tempo, deixará de ser um “sacrifício ” para tornar-se num prazer que é só seu.