O encontro envolve alunos do ensino básico e secundário de várias escolas do Algarve, sob o mote "H₂O Tech – O Futuro da Água nas Nossas Mãos". "A iniciativa convida os jovens a gerarem ideias inovadoras e tecnológicas para enfrentar um dos maiores desafios da atualidade: a gestão sustentável dos recursos hídricos, através de dinâmicas participativas, oficinas práticas, mostras científicas e momentos de co-criação de soluções para as suas comunidades", lê-se numa nota do Centro de Ciência Viva de Lagos.
Ao longo do dia, os participantes terão contacto direto com investigadores, engenheiros e profissionais das entidades parceiras, explorando temas como a monitorização da qualidade da água, reutilização e tratamento de águas residuais, dessalinização, escassez hídrica, alterações climáticas e tecnologias emergentes no setor da água.
A iniciativa visa promover a construção de uma rede regional de colaboração e partilha de conhecimento entre a comunidade educativa, centros de investigação, municípios e entidades públicas, "numa abordagem de inovação aberta e desenvolvimento sustentável".