Sociedade

Portimão apostado em salvar vidas

 
 
 
Foi hoje inaugurado mais um Desfibrilhador Automático Externo comunitário (DAE) na cidade de Portimão, instalado no Largo 1º de Maio, onde se encontra o edifício da Câmara Municipal.

 
Na prática, o Desfibrilhador Automático Externo é um equipamento essencial para reanimar vítimas de paragem cardiorrespiratória. Permite realizar uma análise rápida e eficaz à vítima e proceder à reanimação da mesma.
 
O serviço funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia e o equipamento deve ser utilizado por profissionais ou voluntários com formação específica em suporte básico de vida com DAE.
 
Caso se trate de uma situação real, e não sendo operador, poderá abrir a cabine e pressionar o botão no interior. Depois poderá comunicar a situação ao operador, caso não saiba utilizar o equipamento, o 112 será contactado e os socorristas  de proximidade são ativados por chamada telefónica e SMS.
 
 
Ao Algarve Primeiro Richard Marques, Comandante Operacional da Proteção Civil Municipal de Portimão, referiu que a inauguração de hoje «é mais um passo estratégico do programa municipal de desfibrilhação externa lançado em 2016, acreditado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica». 
 
O programa iniciou com um conjunto de equipamentos que acompanhavam os eventos de maior concentração de pessoas, e evoluiu em dois sentidos, primeiro dotar todos os edifícios municipais que recebem público com equipamentos de desfibrilhação automática externa, assegurando a formação adequada aos funcionários, e instalar um conjunto de equipamentos na via pública, «envolvendo o cidadão a fazer parte do elo naquilo que é a cadeia de sobrevivência, não só no alerta mas também na capacidade de utilizar um equipamento e salvar uma vítima que esteja em paragem cardiorrespiratória».
 
Richard Marques confirmou que neste momento há 6 DAE's instalados no concelho em zonas de maior afluxo, na cidade de Portimão, no Largo 1º de Maio, na zona ribeirinha em frente à Capitania, na Praia da Rocha, na Alameda em frente à Junta de Freguesia de Portimão, na Freguesia de Alvor na zona ribeirinha e no Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande.     
 
No ato de inauguração do novo aparelho, a Presidente da Autarquia foi convidada a participar num exercício, tendo acionado os meios que em poucos minutos chegaram ao local, quer através de um funcionário autárquico com formação que está registado naquele ponto DAE, quer através dos bombeiros ou do INEM.
 
 
Foi a própria Isilda Gomes que disse ao nosso jornal que é preciso «trabalhar arduamente para que as pessoas sintam que vivem num Município com condições de resposta imediata seja qual for a situação». Tendo em conta que as doenças cardiovasculares são atualmente uma das grandes causas de morte a nível global: «temos de nos equipar de forma a dar a melhor resposta porque nestes casos o tempo é fundamental para salvar vidas e por isso foi criada esta rede de DAE's e de operacionais que sabem trabalhar com os aparelhos o que pode fazer toda a diferença». 
 
Isilda Gomes recordou que na altura em foi Governadora Civil apercebeu-se da importância que a Proteção Civil tem nas comunidades. A edil avançou que de acordo com as necessidades, o Município irá continuar a investir nesta área, «é um programa que considero fundamental, se salvarmos uma vida com estes equipamentos já valeu a pena todo o investimento porque as vidas não têm preço». 
 
Refira-se que na mesma cerimónia, todas as forças de segurança presentes no Município, receberam desfibrilhadores pelas mãos da autarca.