Sociedade

Portimão assinala Dia Municipal para a Igualdade de Género com ação pedagógica online dirigida às crianças

Portimão escolheu este ano a data de 26 de outubro para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade de Género, através da apresentação do projeto pedagógico “Viagem para a Amizade!”, que a partir das 10h00 será transmitido online na plataforma digital Youtube, tendo como destinatárias as crianças do pré-escolar e os alunos do 1º ciclo do concelho.

PUB
Em nota de imprensa, a autarquia adianta que, “A Viagem para a Amizade!” é um projeto pedagógico destinado a promover, a inclusão, o companheirismo e o combate ao bullying, tendo sido criado pela cantora Susana Félix, em parceria com a empresa Betweien.
 
Através deste projeto, as crianças são sensibilizados para a promoção de comportamentos «justos e iguais», ao acompanharem o vídeo disponibilizado durante 15 horas no Youtube.
 
O município acrescenta que, para além da narrativa fantasiada, o projeto inclui três composições desenvolvidas por Susana Félix e inspiradas no conteúdo do livro A “Viagem para a Amizade!”, que será apresentado na ocasião com uma dinâmica teatral e a realização de uma atividade pedagógica.
 
Refira-se ainda que, o município de Portimão tem em curso o Plano Municipal para a Igualdade de Género (2017-2021), que passa pelo desenvolvimento de ações de sensibilização e formação sobre várias temáticas inseridas na defesa dos direitos das mulheres e promoção da igualdade de género, segundo assegurou a mesma fonte.
 
A autarquia lembra ainda os dados de um inquérito da TALIS (Teaching and Learning International Survey), divulgado pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico em 2019, onde se lê que, o bullying nas escolas portuguesas do ensino básico decresceu para cerca de metade em cinco anos.
 
Como resultado do trabalho de sensibilização que vem sendo concretizado junto dos alunos, apenas 7,3% dos estabelecimentos de ensino reportaram a ocorrência de bullying ou intimidação entre estudantes, por oposição à média de 14% nos 48
países e economias abrangidos pelo inquérito.