O Museu de Portimão volta a receber o que de melhor produzem os realizadores gauleses, através da quinta edição da iniciativa “O Filme Francês do Mês”, no dia 26 de janeiro até junho próximo, sempre às 21h00 e com entrada gratuita.
Promovido conjuntamente entre a Alliance Française do Algarve, o Institut Français e o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP), a primeira película deste novo ciclo intitula-se “Rouge” (Drama), e foi realizada por Farid Bentoumi em 2020, sendo exibida a 26 de janeiro, a partir das 21h00, no auditório do Museu de Portimão.
Conforme faz saber nota da autarquia de Portimão, este drama, com a duração de 1h28, "aborda a vida da enfermeira Nour, acabada de ser contratada por uma fábrica química onde trabalha o seu pai. Enquanto a fábrica está sob uma investigação sanitária, uma jovem jornalista investiga sobre a gestão dos resíduos. As duas jovens vão, pouco a pouco, descobrir que esta fábrica, pilar da economia local, esconde muitos segredos. Entre mentiras sobreas emissões poluentes, processos médicos manipulados ou acidentesescondidos, Nour terá de escolher entre calar-se ou trair o seu pai e revelar a verdade".
Todos os filmes são exibidos na última quinta-feira do mês e em versão original francesa, com legendas em português, nas seguintes datas: 26 de janeiro – “Rouge”, de Farid Bentoumi; 23 de fevereiro – "Petit Pays” de Eric Barbier; 30 de março – “De nos frères blessés”, de Hélier Cisterne; 27 de abril – “La dernière vie de Simon”, de Léo Karmann; 25 de maio - “L'Autre Continent”, de Romain Cogitore; e 29 de junho – “Les 2 Alfred”, Bruno Podalydès.
A Alliance Française do Algarve, cuja sede se localiza em Faro, é uma associação sem fins lucrativos cujo objeto é a divulgação da língua e da cultura francesas, fazendo parte das suas atividades o ensino do francês, do português para francófonos, além da realização de exames de francês e traduções, entre outras ações.
Em março de 2018, a entidade decidiu alargar a sua presença ao barlavento algarvio e estabeleceu um protocolo de parceria com o GAMP, visando estreitar os laços amigáveis e culturais com o tecido associativo local, graças aos quais o ciclo “O Filme Francês do Mês” começou a ter lugar em Portimão. Este ano, para além de Portimão, também serão abrangidas as cidades de Loulé e Faro.