Ambiente

Portimão associa-se ao Urbinat e à Network Nature para criar polo de “Nature-based Solutions”

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
Em conjunto com a NetworkNature e com o apoio do Município de Portimão, o URBINAT vai lançar um Hub de Soluções Baseadas na Natureza (NBS - Nature Based Solutions), envolvendo a comunidade local.

O NBS HUB Portugal é um espaço de encontro que reúne especialistas em soluções baseadas na natureza, cidadãos, municípios, associações, investigadores, empresas e profissionais e visa ser uma plataforma de partilha de boas práticas e conhecimentos, explica o Município de Portimão, acrescentando que o objetivo passa por promover "uma cidadania ativa através da participação para o reconhecimento da importância das soluções baseadas na natureza, bem como a criação de redes cooperativas para a implementação de boas práticas em todo o território nacional, nomeadamente através do acesso às linhas de financiamento europeias e mundiais".
 
As NBS procuram a proteção, regeneração e a valorização dos ecossistemas, assim como o seu desenvolvimento e gestão sustentáveis. A CCDR Algarve - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social do Algarve, fazem parte da equipa de desenvolvimento do projeto.
 
Américo Mateus, um dos responsáveis pelo desenho do processo de design participativo do projeto Europeu URBiNAT, liderou a tarefa de desenvolvimento do manual do processo participativo. Américo Mateus é docente do curso de Design e diretor do mestrado de Design para a Economia Circular do ISMAT em Portimão.
 
As inscrições (gratuitas) deverão ser efetuadas através deste link.