Economia

Portimão: Casa Manuel Teixeira Gomes acolhe apresentação de livro e recital de flauta e piano

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
A Casa Manuel Teixeira Gomes vai receber no último fim de semana de novembro a apresentação da obra literária “Seria?”, de Joana Aires Gomes, e um recital de flauta e piano a cargo de Maria João Cerol e João Luís Rosa, informa o município em nota de imprensa.

Joana Aires Gomes, nascida em 1990, é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Algarve e lançou-se no desafio de resgatar os seus hábitos de escrita na sequência do primeiro confinamento devido à Covid-19, época em que se situa a narrativa deste livro de estreia, cuja ação se desenrola na cidade de Fronteira.
 
Em “Seria?”, conta a história de Beatriz, ou Bia, e das suas brincadeiras, sozinha ou com os avós, que a permitem abstrair-se da trágica realidade pandémica, sobre a qual tem ainda muito pouca compreensão. Vivendo o dia a dia recheado de surpresas, eis que a menina embarca numa jornada inesperada e mágica.
 
O resultado deste desafio literário será apresentado publicamente no próximo sábado, 26 de novembro, a partir das 17h00.
 
Cerca das 16h00 de domingo, dia 27, será a vez de Maria João Cerol e João Luís Rosa interpretarem na Casa Manuel Teixeira Gomes composições de autores de referência, como são os casos de Carl Philipp Emanuel Bach (Sonata em Sol M, Allegretto e Rondo Presto), Claude Debussy (Syrinx), Carl Reinecke (Ballade, Op. 288 e Adagio – Allegro, Antonio Joze Croner (Schottishe) e Antonio Vivaldi (Concerto Op. 44, Nº 11, para Flautim, Allegro Largo e Allegro molto).
 
Nascida em Lagos no ano de 1973, Maria João Cerol estudou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, sendo desde 2018 docente de Flauta Transversal (Ensino Integrado) na Escola EB 2, 3 José Buísel, pertencente ao Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, de Portimão. Licenciada em Ciências Musicais (FCSH – UNL), e em Música – Ramo de Ensino, Área de Formação Específica de Canto e Instrumento – Instrumento Principal: Flauta Transversal (Profissionalização), na Universidade de Évora, integra como executante e professora a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, além de ser membro da Orquestra de Sopros do Algarve.
 
O pianista João Luís Rosa, seu marido, nasceu em 1973 na cidade de Lisboa, onde estudou na Escola de Música do Conservatório Nacional, integrado na classe de Piano da professora Olga Prats e, posteriormente, do professor Miguel Henriques. Em 2008 gravou para a Editora Numérica o cd “Música contemporânea portuguesa para piano – três compositores algarvios”, com obras de Joaquim Galvão, Cristóvão Silva e Tiago Cutileiro, tendo sido professor na Academia de Música de Lagos e no Conservatório de Portimão – Joly Braga Santos. Desde 2018 é docente de Piano no Conservatório de Música e Artes de Lagos e na Academia de Música de Portimão.