Sociedade

Portimão: Casa Manuel Teixeira Gomes expõe pinturas de Franco Charais inspiradas na arte rupestre

A Casa Manuel Teixeira Gomes tem patente até 5 de fevereiro a exposição de pintura “Retrospectiva”, que reúne um conjunto de trabalhos criados por Franco Charais, general reformado do Exército Português.

PUB
 
Em três dezenas de quadros, o autor presta homenagem aos artistas anónimos nos quais se tem inspirado e que se manifestaram através das pinturas rupestres, da pintura corporal, da decoração de objetos utilitários ou da escultura, exemplificando os povos que guardaram memória do seu passado ancestral e permitiram ao homem de hoje desvendar as suas formas de viver. 
 
Nascido no Porto em 1931, Franco Charais colaborou na redação do Programa do Movimento das Forças Armadas e desempenhou, entre 25 de Abril de 1974 e 1982, funções na Comissão Coordenadora do Programa, Conselho de Estado, Conselho da Revolução e Comando da Região Militar do Centro. 
 
Após 14 anos à frente de um projeto de cooperação técnica com Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, do qual foi fundador, decidiu dedicar-se a tempo inteiro à pintura, atividade que exercia desde jovem enquanto autodidata.
 
Representado em coleções particulares e públicas, a partir 1995 vem mostrando os seus trabalhos no país e no estrangeiro, tanto em exposições individuais como coletivas, nomeadamente em Aveiro, Coimbra, Lisboa, Porto, Viena, Boston, Bona, Palos de La Frontera, Valência, Barcelona, Lourdes, Angoulême e Okinawa, entre outras. 
 
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 18h30, e ao sábado, das 15h00 às 19h00.