Cultura

Portimão: Casa Manuel Teixeira Gomes preparou "sugestivas" propostas culturais para dezembro

 
A Casa Manuel Teixeira Gomes preparou uma programação dominada por momentos musicais e por exposições de pintores portimonenses, para o último mês do ano, com destaque para a conferência-debate “Teixeira Gomes – A Guerra e a Paz” a cargo do professor catedrático Nuno Severiano Teixeira.

Em nota emitida à imprensa, o Município de Portimão revela que a primeira exposição intitulada "Entre.linhas", estará patente de 2 de dezembro até 27 de janeiro de 2023, reunindo quadros de Rita Cosma, nascida em Portimão, onde iniciou o seu percurso nas artes.
 
Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Algarve, a pintora apresenta um conjunto de obras que tratam o tema de "conexões físicas e/ou mentais, representadas por linhas, de cores e dimensões diferentes, que ligam dois elementos,
(imaginários ou não), objetos, pessoas, lugares ou sentimentos, cada um correspondente a um nó/laçada".
 
Na mesma data, a partir das 17h00, os jovens estudantes de música do Curso Profissional de Instrumentistas de Cordas e de Tecla, do Agrupamento de Escolas da Bemposta terão a sua atuação natalícia.
 
No dia seguinte, 3 de dezembro, será inaugurada às 16h00 a exposição de João Sena “XXV”, com a qual o artista comemora 25 anos de pinturas.
 
Patente até 27 de janeiro próximo, a mostra reúne obras do pintor, nascido na cidade de Portimão em 1972, e que desde muito cedo sentiu grande interesse por várias manifestações artísticas, particularmente pela pintura.
 
João Sena estudou e investigou várias técnicas e estilos com diversos materiais, como óleo, acrílico, pastel e carvão, entre outros, revelando nos seus quadros um grande fascínio pelo surrealismo de Salvador Dalí e uma necessidade em aperfeiçoar um estilo de técnicas de pinturas próprias.
 
Ao descobrir a vasta fantasia e intensidade presente na arte, o artista entrega a quem observa os seus trabalhos a possibilidade de entrar num mundo novo e de se integrar nos cenários de uma história, “talvez uma nova forma de ver um universo diferente, convertendo sonhos em realidade”, conforme afirma.
 
Para as 17h00 de 7 de dezembro foi agendado o concerto “Cantar ao Menino”, onde o Grupo Coral de Portimão irá interpretar músicas tradicionais e populares, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade de Portimão.
 
O ponto alto do programa de dezembro, vai para a conferência-debate “Teixeira Gomes – A Guerra e a Paz”, a cargo do professor Nuno Severiano Teixeira, com início às 18h30 do dia 9 de dezembro, fazendo igualmente parte da programação relativa ao Dia da Cidade.
 
Nuno Severiano Teixeira é confesso admirador da obra literária de Manuel Teixeira Gomes e propõe-se abordar o relevante papel do então ministro plenipotenciário de Portugal em Londres (aquando da entrada do país na Grande Guerra 1914-1918), que chegou a vice-presidente da assembleia-geral da Sociedade das Nações, antecessora da ONU.
 
Professor catedrático e vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, o conferencista também é diretor do Instituto Português de Relações Internacionais.
 
Segue-se a 17 de dezembro, pelas 18h00, um concerto inspirado pelo gosto musical de Manuel Teixeira Gomes, intitulado “Manuel Teixeira Gomes e a música que lhe dava paz”, pela pianista Laura Quaresma e por Bárbara Santos, violoncelista.
 
Na ocasião vão ser interpretadas obras de B. Marcello, Bridge, F. Mendelssohn, Rachmaninov, F. Schubert, F. Chopin, E. Bloch, Glazunov, Fauré.
 
Por fim, o dia 19 de dezembro voltará a ser dedicado à música inspirada na quadra festiva, quando elementos ligados ao Glória ou Morte Futebol Clube Portimonense protagonizarem o momento “Vozes do Glória cantam o Natal”, marcado para as 18h00.