Sociedade

Portimão celebra Dia da Criança com festa virtual "especial"

 
Em nota enviada às redações, o Município de Portimão anuncia um Dia da Criança virtual, "mas muito especial" com música, teatro, desporto, literatura, natureza e muita animação.

 
Na sua nota, a autarquia informa que, apesar de, este ano o Dia da Criança ser diferente, devido aos constrangimentos resultantes da atual situação pandémica, “Vai tudo ficar bem!”
 
Inspirado nas cores do arco-íris, o programa contém propostas virtuais para que os mais pequenos deem asas à imaginação, mesmo a partir de casa, existindo uma oferta online variada, da música à natureza, passando pelo teatro, desporto e literatura.
 
Sob o mote “Contos, histórias e escrita criativa em casa”, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai disponibilizar um conjunto de atividades, entre as quais a Hora do Conto, dirigida a crianças dos 4 aos 6 anos acompanhadas por um dos pais e intitulada “A história de Ferdinando", de Munro Leaf. Esta iniciativa presencial e online recorre à técnica narrativa do teatro de sombras e a respetiva pré-inscrição deve ser feita pelo email biblioteca.portimao@cm-portimao.pt.
 
Nas sessões de contos online, poderão ser ouvidos "Os piores contos do mundo", por Rodolfo Castro, bem como os “Contos hilariantes para miúdos e…. graúdos”, por Luísa Ducla Soares, Daniel Completo e José Fanha. Haverá ainda “O que os professores Bibliotecários nos dizem…”, um conjunto de mensagens online dos professores bibliotecários das escolas de Portimão, além da apresentação online do Clube de Escrita Criativa para Jovens, por Analita Santos, que requer pré-inscrição para o email já indicado.
 
Quanto ao Museu de Portimão, as crianças poderão navegar pelo menu do website do equipamento, acedendo à rubrica Museu em Casa. Sob o mote “Não percas o cardume de vista” a proposta será aprender mais sobre a sua história através de brincadeiras, adivinhas, jogos, filmes e desafios divertidos.
 
Após o período de confinamento devido à pandemia da Covid.19, a Quinta Pedagógica de Portimão escolheu simbolicamente o Dia da Criança para reabrir portas, disponibilizando na Internet o vídeo “A vida do campo na cidade”, o lema deste equipamento municipal.
 
O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão também se associa à data e vai disponibilizar a peça teatral “Uma bela amizade entre a Flor e a Abelha”, gravada no palco do Grande Auditório, com a interpretação de João Bota e Rosa Bento. Trata-se de uma dramatização de um conto que chama a atenção para a importância da amizade e para o respeito de uns pelos outros, sabendo aceitar as diferenças.
 
Segundo a autarquia, ao longo deste dia, as crianças também poderão participar em diversas atividades desportivas na atividade “Dança, pula e corre em casa”, que inclui aulas de ioga e pop dance, além de duas coreografias de dança, respetivamente dirigidas aos escalões etários 5/8 anos e 9/14 anos.
 
O Dia da Criança será igualmente pretexto para a estreia absoluta da Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Portimonense, composta por jovens entre os 10 e os 21 e por alunos que tocam os instrumentos há menos de um ano. Os músicos interpretarão o tema “Era uma vez”, durante a transmissão de um excerto do filme "A Bela e o Monstro".  
 
Todos os vídeos da programação do Dia da Criança em Portimão estarão disponíveis online durante esta data, a partir das 8h30, quer no Facebook do Município (https://www.facebook.com/portimaomunicipio/) quer no canal Youtube da autarquia (https://www.youtube.com/municipioportimao).
 
Ainda no âmbito do Dia da Criança, o Município de Portimão irá promover, entre 1 e 9 junho, ações de sensibilização junto das creches da rede particular e solidária e nos jardins de infância da rede pública do concelho, no sentido de garantir boas práticas de funcionamento para combater a Covid-19. Aderiram a este projeto 22 estabelecimentos.
 
Susana Brito