Sociedade

Portimão celebra Dia da Juventude com Sunset Party e lançamento do OPJ

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
O Dia Internacional da Juventude, que se assinala amanhã, dia 12 de agosto, vai ser comemorado em Portimão com uma Sunset Party no Lugar do Rio – Espaço Jovem de Portimão, que ficará marcada também pelo lançamento da segunda edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), informa nota do Município enviada ao Algarve Primeiro.

PUB

Inaugurado durante o Março Jovem 2025 e utilizado desde essa data para a promoção de atividades ligadas à juventude, o Lugar do Rio – Espaço Jovem de Portimão, no Parque de Feiras e Exposições, «cria as condições ideais para esta Sunset Party que decorrerá entre as 19h30 e as 22h00», destaca a autarquia.

A iniciativa contempla um lanche-convívio e moktails, animação de rua com cuspidores de fogo (pirofagia), malabaristas, uma estátua viva e um acrobata, ao som da música do DJ Davon Goodchild.

Um dos pontos altos desta comemoração será, ainda, o lançamento do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) Portimão 2025-2026, com uma verba da autarquia no valor de 100 mil euros para distribuir por quatro propostas.

Com moldes semelhantes aos da primeira edição, podem participar no OPJ 2025-26 jovens dos 12 aos 30 anos, através da apresentação de projetos que incidam em áreas temáticas como a cultura, o lazer e desporto, o acesso à habitação, a saúde e comportamentos de risco, a educação, a formação e abandono escolar, o emprego, empreendedorismo, inovação e turismo, ou outros assuntos de reconhecido interesse público, regista a missiva enviada ao nosso jornal.

Lembra a autarquia que, durante a primeira edição, lançada em agosto de 2024, e ainda em período de execução, foram submetidas 71 propostas, das quais 23 foram avaliadas como elegíveis e 48 foram consideradas não elegíveis.

O projeto vencedor do OPJ 2024-205 apresentado por Gil Andrade e Júlio César consolida a realização da Suprime Feira Culinária & Cultural, para proporcionar à comunidade de Portimão um evento, liderado por jovens, que celebra a diversidade cultural e gastronómica. Tendo como base princípios como a inclusão, a sustentabilidade e a inovação, integra ainda o concurso “Chef Jovem de Portimão” que incentiva o empreendedorismo juvenil.

Por sua vez, o Portimão Parkour Park, outro projeto que ficou no topo das votações e que partiu da candidatura apresentada por Sara Ribeiro, Lourenço Vidal, Tiago Jorge, Martim Pacheco, Lucas Ramalho e Lucas Phelan, vai surgir numa zona adjacente ao Lugar do Rio, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.

No mesmo âmbito, Pedro Bica e Inês Bica sugeriram no Orçamento Participativo Jovem 2024-25 o projeto que prevê a realização de um evento desportivo duas vezes por mês, no qual as famílias participem em desafios. As atividades que se querem acessíveis e divertidas, contarão com tarefas adaptadas às diferentes capacidades físicas dos participantes, promovendo a inclusão.

Lucas Pinheiro, Quevin Cabral, Francisco Barros e Tiago Domingos aproveitaram o OPJ 2024-25 para lançar a ideia de adquirir e instalar bebedouros em vários locais da cidade, como praças e parques de convívio e lazer.

No lançamento da primeira edição do OPJ, em 2024, Álvaro Bila, presidente do Município de Portimão, defendeu que “a juventude tem um papel cada vez mais vital nas decisões que moldam a sociedade, e o dinamismo, criatividade e espírito inovador que os caracteriza são uma força poderosa” que deve ser canalizada em benefício da comunidade.

Considerou ainda que a participação dos jovens nas decisões que afetam o concelho “é importante para garantir que as políticas e iniciativas reflitam verdadeiramente as necessidades e aspirações da juventude.”

Tal como no ano passado, os jovens vão poder apresentar propostas a título individual ou coletivo, sendo elegíveis os proponentes que estudem, trabalhem, residam ou sejam naturais do concelho, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos.