O Município de Portimão confirmou hoje, em comunicado, ser o "único na região algarvia a cumprir todas as boas práticas indicadas pelo Centro Nacional de Cibersegurança" (CNCS), no âmbito do projeto Webcheck.
Para o efeito, a Câmara Municipal de Portimão refere que implementou diversas medidas ao nível da segurança, relacionadas com a disponibilização do site cm-portimao.pt e do sistema de email que serve a autarquia, "ao ponto de o Município integrar os 35 por cento de entidades nacionais que estão neste momento a cumprir com sucesso as recomendadas pelo CNCS", destaca no mesmo comunicado.
A Webcheck.pt é uma iniciativa conjunta do CNCS e da Associação DNS.PT, com o objetivo de promover a adoção de boas práticas e standards que contribuam para garantir a segurança, integridade e confidencialidade nas comunicações através da internet.
A plataforma permite que qualquer cidadão ou entidade verifique, em tempo real, o nível de conformidade de um domínio de internet e de correio eletrónico com os mais recentes standards para a comunicação segura entre sistemas.
A Webcheck.pt disponibiliza ainda um conjunto de recomendações técnicas e tutoriais, no sentido de auxiliar a implementação dos principais standards de segurança avaliados, podendo o projeto ser consultado em
https://webcheck.pt/pt/