A mostra, apresentada ao público entre final de 2024 e abril de 2025, consistiu numa retrospetiva dedicada à sua obra pictórica e cerâmica, numa iniciativa organizada pelo Museu de Portimão. O lançamento deste catálogo é considerado o auge da celebração da efeméride que, no último ano, homenageou Querubim Lapa, nascido em Portimão, a 16 de dezembro de 1925, na Rua Infante D. Henrique.
Nota enviada ao Algarve Primeiro adianta que, a publicação, que será divulgada ao público este mês, representa um amplo volume de carácter científico, com 94 obras produzidas entre 1946 e 1994.
Querubim Lapa estreou-se como pintor neorrealista, explorou a pintura lírica, o informalismo, a pop e colocou a pintura a interrogar-se a si mesma. Em simultâneo, modernizou a cerâmica em Portugal, com uma rara capacidade experimental e notável domínio técnico, dotando-a de possibilidades totalmente inovadoras.
No total, mais de 100 reproduções de obras e vistas da exposição complementam este volume desenhado por Pedro Falcão , com tradução para inglês a cargo de Michael W. Lewis.
O catálogo “Querubim Lapa: pintura e cerâmica” pretende dar a conhecer este importante legado para a cultura nacional marcado pela inovação e criatividade artísticas, resultando numa edição conjunta entre a Câmara Municipal de Portimão, o Museu de Portimão e a editora Caleidoscópio.
Na sequência deste lançamento, pelas 18h00, terá lugar no hall do Museu, a inauguração de uma exposição de selos portugueses relacionados com a pintura e com a cerâmica do século XV ao século XX. Logo de seguida, será efetuado o lançamento de uma marca postal comemorativa (carimbo) de Querubim Lapa, também no hall.
Lembra a autarquia que, no dia 21 de abril do ano passado, foi emitida a série de oito selos” Vultos da História e da Cultura – 2025”, onde se incluiu um selo dedicado a Querubim Lapa, numa oferta dos Correios de Portugal através da AFAL – Associação Filatélica do Algarve e que irá estar disponível para aquisição na ocasião.