Bora Lá

Portimão entra em Junho com Marchas Populares, arraiais e petiscos

Sporting Glória ou Morte Portimonense
Sporting Glória ou Morte Portimonense  
Foto - CM Portimão
Os desfiles das Marchas Populares e Arraiais, levados a cabo pelo movimento associativo local, marcam as celebrações do St.º António e S. João em Portimão.

PUB

Nota do Município de Portimão enviada ao Algarve Primeiro, avança que, nesta 24ª edição, o evento conta com seis desfiles das Marchas Populares, cinco dos quais agendados para as noites de sexta-feira e o outro num domingo, motivando um programa animado nas três freguesias do concelho.

Os desfiles contarão com a participação das coletividades culturais e de recreio, como são os casos do Sporting Glória ou Morte Portimonense, da Sociedade Recreativa Figueirense e do CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense. A estas junta-se, novamente, a Marcha da Vila de Alvor, organizada pela Junta de Freguesia com recurso ao voluntariado local.

O Portimão Arena, no Parque de Feiras e Exposições, será palco do primeiro desfile das tradicionais Marchas Populares pela quinta vez, abrindo o evento com um cortejo de coreografias, animado pela Sociedade Filarmónica Portimonense.

Os desfiles estão agendados para as 21h30, sendo o primeiro no Portimão Arena (1 de junho) e tem entrada gratuita, seguindo-se o Polidesportivo da Figueira (dia 6), a Zona Ribeirinha de Alvor (dia 13), a Praia da Rocha, entre o Miradouro e a Fortaleza de Santa Catarina, pela Avenida Tomás Cabreira (dia 20), o Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor (dia 22) e, por fim, a Zona Ribeirinha de Portimão, na área adjacente à antiga lota (dia 27 de junho).

O desfile de Montes de Alvor é o único marcado para um domingo (22 de junho) e, à semelhança dos anos anteriores, envolve o empenho e criatividade de um núcleo de moradores.

A autarquia realça que, foram convidadas para desfilar três coletividades de outros concelhos algarvios: a Marcha de Bensafrim (Lagos), a Marcha da Associação Grupo dos Amigos da Pedreira (Silves) e a Marcha Popular da Bordeira (Faro).

No total, estarão envolvidos mais de mil participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas. 

A nota do município acrescenta que, no próximo dia 8 de junho, e inseridas nas comemorações do Dia de Portugal, elementos das quatro marchas do concelho de Portimão foram convidados a representar o município em Bruxelas.

Com a participação do Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube União Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense e do Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, os Arraiais estarão de volta à Praça da República em junho, nos sábados 7, 14, 21 e na sexta-feira, dia 27, com a presença de barraquinhas de comes e bebes, entre as 19h00 e a 1h00.

A animação musical começará a partir das 19h30, com o seguinte programa: dia 7 - Grupo Coral de Portimão e Ricardo Sintra (21h00); dia 14 Grupo de Cantares “Vozes do Glória” e Marcelo Rio (21h00); dia 21 - Grupo de Cante Alentejano do Centro Comunitário do Bairro pontal e o duo Nuno & Fernando Mário (21h00); dia 27 – Coro da Aldeia e Pedro Miguel (21h00).

Os festejos são organizados pelo Município de Portimão, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande e o envolvimento das coletividades e gentes locais.