Economia

Portimão financia projetos de jovens que "contribuam para a construção e desenvolvimento do concelho"

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
O Geração XXI, programa de dinamização do setor de juventude do Município de Portimão, criou o projeto “Iniciativa Jovem” que permitirá financiar projetos de jovens, estimulando o espírito de iniciativa e uma cidadania empreendedora junto dos mais novos.

 
Grupos informais ou jovens a título individual, com idades compreendidas entre os 13 e os 35 anos, poderão apresentar propostas para transformar o território e aceder a pequenos financiamentos, bem como a todo um processo de acompanhamento por parte da equipa da DYPALL Network, parceira neste projeto, no planeamento e implementação das suas ideias, explica a autarquia.  
 
Ao todo serão investidos 7.000 euros, distribuídos entre pequenos e grandes projetos, financiados até 200 euros ou 500 euros, respetivamente, podendo ser abrangidas sete áreas prioritárias: participação democrática, cidadania e voluntariado; promoção de hábitos de vida saudáveis; sustentabilidade ambiental; inclusão social; segurança; cuidar do espaço público e solidariedade em relação à Covid 19.  
 
Conforme destaca o Município, "é objetivo deste programa que as propostas vencedoras sejam implementadas no último trimestre do presente ano, estando garantido o acompanhamento e apoio à respetiva execução". 
 
As ideias poderão ser submetidas entre 1 e 28 de agosto na plataforma MyPolis, a rede social da cidadania que convida os jovens a pensar a sua cidade, o seu bairro ou a sua escola, propondo soluções para os desafios detetados.  
 
A MyPolis permite ainda que todos possam consultar e votar nas propostas mais relevantes e prioritárias para o município. Para adicionar, votar ou debater uma proposta ou um projeto, basta ao interessado aceder a mypolis.eu e registar-se enquanto utilizador e, assim, "contribuir para a construção e desenvolvimento do concelho de Portimão", sublinha a Câmara. 
 
No Dia Internacional da Juventude, que se assinala a 12 de agosto, será organizado um ‘hackathon’ em formato online, onde os participantes terão acesso a momentos de formação e esclarecimento para a submissão das suas propostas. 
 
Desta forma, serão criados momentos de inspiração, partilha de ideias e co-construção entre pares que visem o desenvolvimento de soluções concretas para as limitações encontradas.