Ambiente

Portimão: Frota do "Vai e Vem" 70% elétrica até 2023

Fotos| Algarve Primeiro
Fotos| Algarve Primeiro  
 
 
 
 
Foram hoje apresentados os novos autocarros elétricos que vão reforçar a frota do Vai e Vem – Transportes Urbanos de Portimão. A cerimónia que decorreu em frente ao edifício dos Paços do Concelho, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, que saudou os responsáveis da Frota Azul, a empresa vencedora do concurso lançado pelo município.

Com as novas viaturas já em circulação a partir desta terça-feira, serão poupados 675 mil quilos de CO2 por ano, «obviamente, numa fase em que estamos com as alterações climáticas na ordem do dia e as questões relacionadas com a energia como prioridade, isto é de uma importância extrema. Para já, com os 10 novos autocarros que vão entrar em funcionamento, ficamos com 40% da frota já elétrica e quando vierem os restantes veículos (8), ficaremos com 70% da frota mais amiga do ambiente. Este é um passo determinante no combate ás alterações climáticas», sublinhou Isilda Gomes.
 
Ao Algarve Primeiro, disse que esta aposta, «significa que, no Algarve, não há nenhuma frota elétrica desta dimensão e ao nível do país, duvido que haja muitos municípios que a partir do segundo semestre de 2023, possam dizer que têm 70% da sua frota elétrica», sustentou. Relativamente à questão das tarifas, foi assegurado que não haverá alterações nos preços.
 
 
Outra vantagem dos novos autocarros é que são mais inclusivos, estando adaptados com uma plataforma elevatória para cadeira de rodas. «Este pormenor é uma mudança radical no respeito pelos cidadãos que não têm a mobilidade que nós temos, o que para mim é muito importante já que promove a igualdade entre as pessoas. É uma questão de igualdade e de respeito por quem é portador de uma deficiência», reforçou. Outro pormenor é que os autocarros têm WI-FI gratuito.
 
A responsável explicou que os itinerários também sofreram algumas alterações, tendo em conta as prioridades, «verificámos que havia rotas em que os autocarros andavam praticamente vazios, pelo que não vale a pena desperdiçarmos energia sem transportarmos pessoas».
 
Ao todo, a frota do Vai e Vem é composta por 26 viaturas, 10 das quais elétricas que entrarão já em funcionamento e as restantes 8, no segundo semestre de 2023.
 
Para o administrador da empresa Frota Azul e do Grupo Barraqueiro, Ricardo Afonso, os autocarros elétricos terão uma autonomia de cerca de 300 quilómetros. O mesmo responsável mostrou-se bastante satisfeito, «com esta mudança de paradigma» e com o conjunto de vantagens desta nova aposta da empresa e do município.