Neste mesmo local, residentes e turistas serão convidados a apreciar as pinturas já finalizadas, sendo a cerimónia de inauguração antecedida por uma performance artística, pautada por momentos musicais e por uma conversa com os artistas, informa a autarquia de Portimão numa nota publicada.
A partir das 14h30, o “foyer” do Auditório do Museu de Portimão estará aberto a todos os que quiserem conhecer os oito convidados, provenientes de vários pontos do mundo. A inauguração da mostra, que vai dar a oportunidade de visualizar os diferentes quadros sob o mote “Paisagens Sustentáveis” decorrerá pelas 16h30, no “hall” do mesmo Museu, onde ficará patente durante um mês.
Nesta etapa final do Simpósio, os pintores Martin Ševčovič, artista e professor universitário associado, natural da Eslováquia, a investigadora María Valdés, de Espanha, Solongo Tseekhuu, membro da “Union of Mongolian Artists”, da Mongólia, Luka Radojevic, membro executivo da “International Sculpture Symposia Alliance”, natural de Montenegro, Krzysztof Molenda, professor da “Magdalena Abakanowicz University of the Arts”, da Polónia, Sarah Miulescu, da Roménia, para além dos portugueses Veloso, professor de artes plásticas licenciado pela Escola Superior de Educação de Coimbra, e Gonçalo Condeixa, licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, dão a conhecer as suas obras, mas também dão a oportunidade ao público de os conhecer de perto.
Os artistas estão, desde dia 3 de março, num espaço de trabalho partilhado para produzir uma obra única.
O Simpósio Internacional de Pintura de Portimão é promovido pela Associação Cultural Cuneo – Sularte, curadoria de Arlindo Arez, e coprodução de Paulo Quaresma. Conta com o Museu de Portimão como entidade parceira e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão.