Em comunicado, a autarquia reflete que este entendimento foi possível graças ao trabalho conjunto entre os empreiteiros e as equipas municipais, "que permitiram a conclusão atempada — ou a suspensão planeada — das intervenções em curso, muitas das quais decorreram durante os meses de inverno".
Entre as diversas obras já concluídas destaca: a “requalificação da Urbanização da Quinta do Pinheiro”, a “intervenção na Rua Montalvão Marques”, a “requalificação da zona envolvente à Igreja de Portimão (aguardando apenas autorização para intervenção final no muro) e a repavimentação da EM 531 (com demolição de muros ainda a decorrer, sem impacto na circulação rodoviária.
Ainda assim, segundo a autarquia, subsistem algumas intervenções em zonas de circulação secundária, como são o caso da Rua Bento Jesus Caraça; Rua Heróis da Restauração; zona traseira da Avenida 25 de Abril (junto à “Geliglu”) e num troço da Avenida Fernando Pessoa, junto à Escola Júdice Fialho. Obras que deverão ficar concluídas até ao final do mês de julho, com o menor impacto possível para a mobilidade local.
Na Praia da Rocha, a intervenção no chamado Jardim da Fortaleza encontra-se a decorrer como prevista, sendo previsível que o acesso pedonal à praia naquela zona seja reaberto em segurança durante a segunda quinzena de julho. O Município lembra que todos os outros 7 acessos à Praia da Rocha se encontram totalmente desimpedidos.
No que respeita à Fortaleza de Santa Catarina, está a decorrer, com caráter de urgência, o projeto de execução da reabilitação estrutural da fortaleza, que caso estejam reunidas as condições, poderá avançar para obra ainda durante o verão, "sem comprometer a circulação pedonal e o usufruto dos espaços públicos deste monumento".
A Câmara Municipal de Portimão agradece a compreensão da comunidade, que tem sido afetada por diversas empreitadas ao longo dos últimos meses.