Segundo nota da autarquia, a cerimónia está agendada para o próximo sábado, 1 de março, às 9h30, na zona ribeirinha de Portimão (entre o posto de combustível e o Clube Naval).
A sessão está integrada na exposição estática de meios operacionais dos agentes de Proteção Civil locais, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão (SMPC), numa iniciativa aberta à população.
A entrega dos compressores cardíacos externos no valor de 27 mil euros, complementa o Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) que a autarquia está a implementar no concelho desde 2016, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil.
Com seis DAE implementados para uso comunitário em diferentes pontos do espaço público – nas zonas ribeirinhas de Alvor e de Portimão, na Praia da Rocha, Praça da República (Alameda), Praça 1.º de Maio e Mexilhoeira Grande –, a que se juntam 20 já igualmente instalados e certificados em equipamentos municipais e escolas do concelho, Portimão aguarda atualmente a certificação de mais 46 DAE por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Neste sentido, prevê-se que ainda este ano, Portimão ultrapasse, de forma significativa, a média nacional de 5 DAE por 10.000 habitantes. Com um total de 72 DAE, o concelho contará com uma média de 12 DAE por cada 10.000 habitantes.
A estes juntam-se, ainda, os desfibrilhadores afetos aos veículos de emergência dos Bombeiros de Portimão, da Cruz Vermelha Portuguesa e de empresas privadas com programas próprios nesta área, enfatiza a publicação enviada às redações.
Com vista à correta utilização destes equipamentos, a Câmara Municipal diz ter investido também na formação de operacionais, contando, neste momento, com 1200 elementos formados em 191 ações certificadas. Para esse efeito conta com a parceria dos Bombeiros Voluntários de Portimão (BVP), entidade de formação acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Também no sábado, dia 1, vão decorrer três provas desportivas, organizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, em parceria com os Bombeiros de Portimão e o ginásio EPIC Fitness, com o objetivo de sensibilizar e testar as capacidades físicas e emocionais dos participantes.
Terá ainda lugar a 1.ª edição do Fyrox destinada exclusivamente a bombeiros, numa prova inspirada no famoso conceito Hyrox. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente em https://tinyurl.com/fyrox2025.
Já a 5.ª edição do Crossfire destina-se a agentes de proteção civil e à população em geral, sendo criadas para o efeito equipas compostas por cinco elementos, com o objetivo de testar a resistência física e mental, mas também promovendo a socialização do público com bombeiros e demais agentes de proteção civil. O regulamento e inscrições, que são gratuitas, podem ser efetuadas em https://tinyurl.com/crossfireptm2025.
Terá ainda lugar a 1ª edição do Fyrox Kids, destinado às escolas de cadetes e infantes da região algarvia, numa prova restrita à participação dos alunos destes espaços.