O concerto de arranque do 15º Festival de Órgão do Algarve terá lugar a partir das 21h00 de 4 de novembro na Igreja Matriz de Portimão, com o organista João Santos e o Coral Adágio.
Já no dia 5 de novembro, pelas 10h00, a Igreja Matriz será palco de uma oficina orientada por João Santos e dirigida a professores e alunos de instrumentos de tecla e de música antiga, estudiosos do património e outros interessados.
As inscrições na oficina, organizada em parceria com a Academia de Música de Portimão, custam 5 euros e estão abertas a um máximo de dez participantes, que deverão pagar a respetiva verba no próprio dia, enquanto os ouvintes poderão assistir gratuitamente.
Inscrições ou informações complementares podem ser solicitadas através dos seguintes contactos: 282 426 290 / 966 642 279 /
[email protected]
A encerrar em Portimão o 15º Festival de Órgão do Algarve, a Igreja Matriz recebe às 21h00 de 11 de novembro, Dia de S. Martinho, uma atuação a solo da organista Laura Silva.
Recorde-se que o órgão de tubos da Igreja Matriz de Portimão foi restaurado há quatro anos.
A programação para os concertos agendados para Portimão pode ser consultada no seguinte endereço eletrónico: https://bit.ly/3VI7kBl.
Sobre os convidados do programa em Portimão, nota do Município explica que, João Santos, participou em reconhecidos concursos internacionais de órgão e dá regularmente concertos por todo o país e no estrangeiro, tendo já trabalhado com grande parte das orquestras nacionais. Atualmente é organista titular da Catedral de Leiria.
Laura Silva apresentou-se a solo e com orquestra em Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra, estudando atualmente em Londres, no prestigiado Royal College of Music, onde é bolseira da Eric Thompson Trust e da Fundação GDA.
Fundado em Portimão no ano de 1989, o Grupo Coral Adágio inclui no repertório peças musicais da Renascença à atualidade, da polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular, portuguesa e de outros países.
Do percurso do agrupamento portimonense, destacam-se deslocações aos Açores (1998), Itália (2000), Holanda e Alemanha (2002), Espanha (2002 e 2009) e atuações em diversos programas de rádio (RDP) e televisão (RTP), bem como a interpretação de missas e óperas de relevo, tendo realizado concertos com a Orquestra do Algarve e a Orquestra do Norte.
Sob direção artística do maestro António Alves Alferes Pereira, natural de Portimão, o Coral Adágio gravou em 2008 o primeiro CD exclusivo, intitulado “(L)atitudes”, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito Municipal graus bronze (2002) e prata (2008) pela autarquia local.
Refira-se que o Festival de Órgão do Algarve, organizado pela Associação Música XXI, contempla nove concertos entre 4 e 26 de novembro, distribuídos por seis órgãos históricos do Algarve existentes em igrejas de Faro, Loulé, Tavira e
Portimão, iniciando-se todos os espetáculos às 21h00, com entrada livre e sem a necessidade de reserva prévia.
O
15º Festival de Órgão do Algarve 2021 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Portimão, Faro, Loulé e Tavira, além do contributo à divulgação por parte da Região de Turismo do Algarve, sem esquecer as parcerias com a Diocese do Algarve, o Cabido da Sé de Faro, a Ordem do Carmo de Faro, as paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira entre outras entidades.