Sociedade

Portimão recebe Congresso Nacional da Urgência

 
Nota do Município diz que o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai ser palco nos próximos dois fins-de-semana, de congressos nacionais ligados à temática da saúde, no âmbito de Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019.

 
Assim entre 11 e 13 de outubro realiza-se o 5º Congresso Nacional da Urgência, sendo esperados mais de 350 profissionais de saúde, numa organização do Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
 
Sob o mote “(Re)Pensar a Urgência nos 40 anos do SNS”, este evento conta com seis cursos pré-congresso e visa a formação e a discussão sobre a Urgência nas suas mais variadas vertentes, desde o pré-hospitalar até à abordagem do doente crítico, tendo por desafio repensar este serviço no 40º aniversário de criação do SNS - Serviço Nacional de Saúde.
 
Na sessão de abertura, marcada para as 18h00 de 11 de outubro estará presente, João Sá, especialista de Medicina Interna e de Medicina Intensiva, recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2019, e vai apresentar a conferência subordinada ao tema "A História dos Serviços de Urgência em 40 anos do Sistema Nacional de Saúde". 
 
Conferências, mesas-redondas e encontros com o especialista darão o mote para a troca de ideias nesta iniciativa, que conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e os apoios da Câmara Municipal de Portimão, ARS Algarve, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Grupo HPA Saúde, Algarve Biomedical Center, Bombeiros Voluntários de Portimão, Associação Teia D’Impulsos e Comissão Vitivinícola do Algarve.
 
No fim-de-semana de 18 e 19 o TEMPO acolhe outro congresso nacional, o 15º da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, que terá como temática “O Estado do Conhecimento e Tendências Futuras na Medicina Desportiva”. 
 
A iniciativa inclui três sessões temáticas e uma especial, contando com mais de duas dezenas de oradores, e integra diversos minicursos e workshops, comunicações orais e casos clínicos.
 
Os trabalhos arrancam às 9h00 de sexta-feira, 18 de outubro, sendo divididos em quatro painéis, debatidos por diversos especialistas, que se debruçarão sobre a clínica médica e o exercício físico, a prevenção, traumatologia e reabilitação desportiva, a medicina desportiva e as ciências do desporto, além da qualidade organizacional, a gestão e a organização de recursos.
 
Na tarde do último dia realiza-se um debate alargado sobre o tema “Desporto para todos e com todos – Um olhar 360º na organização, gestão e formação dos recursos”, destinado a dirigentes, treinadores, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e fisiologistas. 
 
Esperam-se as presenças de representantes de intervenientes na organização, gestão, treino desportivo e apoio médico a atletas e praticantes de desporto, entre os quais os presidentes, respetivamente, da Câmara Municipal de Portimão (Isilda Gomes), da direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (João Pereira de Almeida), do Instituto Português do Desporto e Juventude (Vítor Pataco) e do conselho administrativo da Fundação do Desporto (Paulo José Frischknecht), entre outros.
 
Para além de Isilda Gomes e de João Paulo Almeida, fazem parte da comissão de honra deste congresso nacional figuras como Maria João Cascais, presidente do Colégio de Medicina Desportiva da Ordem dos Médicos, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico Português, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, Vítor Gil, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Manuel Aníbal Antunes Ferreira, presidente de Sociedade Portuguesa de Nefrologia, João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto e da Juventude e Carlos Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal.