Desporto

Portimão recebeu testemunho de "Cidade Europeia do Desporto" com Amor Electro e Marcelo Rebelo de Sousa

Portimão Arena recebeu grande espetáculo de vídeo mapping
Portimão Arena recebeu grande espetáculo de vídeo mapping  
Amor Electro
Amor Electro  
Passagem de testemunho de Braga a Portimão
Passagem de testemunho de Braga a Portimão  
A cidade de Portimão passou a ser oficialmente, "Cidade Europeia do Desporto 2019".

 
A cerimónia de abertura teve lugar ontem à noite no Portimão Arena, que encheu para ver um dos momentos mais importantes para o Concelho dos últimos anos.
 
Além das Mascotes "Ferinhas", estiveram presentes os embaixadores do projeto Jorge Pina e Rosa Mota, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Miguel Freitas, o Presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli e da ACES Portugal - Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos.
 
Um evento onde os Amor Electro estiveram em palco, para animar todos aqueles que quiseram brindar, Portimão a "Cidade Europeia do Desporto".
 
Isilda Gomes, Presidente da Autarquia de Portimão, subiu ao palco visivelmente satisfeita, começando por ler uma mensagem do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, dando os parabéns ao Município e aos Portimonenses "que vão presenciar mais de 1000 iniciativas desportivas, com a presença de mais de 40 mil atletas, nas mais diversas modalidades e nacionalidades".
 
Ferro Rodrigues saudou Isilda Gomes e o concelho de Portimão pela "honrosa eleição", fazendo votos que 2019 seja um ano "repleto de sucessos desportivos na cidade".
 
Isilda Gomes - Presidente da Câmara Municipal de Portimão:
 
Isilda Gomes afirmou ser um «orgulho», a eleição de "Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019", enviando um cumprimento «aos milhares de atletas, técnicos, dirigentes, profissionais e visitantes que o concelho vai receber este ano» garantindo que «todos serão bem recebidos, que carateriza a hospitalidade dos portimonenses, ou não fosse Portimão uma cidade turística por excelência».
 
A autarca revelou que quando foi dado o primeiro passo para a candidatura do projeto, o mesmo foi pensado de forma a que «fosse das pessoas e com as pessoas de Portimão».
 
A edil referenciou que «faz-se jus ao nosso lema, "mais desporto para todos", porque queremos que os portimonenses encarem a prática desportiva regular como uma mais-valia para a saúde e bem-estar,  queremos que os jovens cresçam com desporto, e que o desporto os acompanhe ao longo da vida, que se quebram barreiras para que os menos novos retomem a prática desportiva regular.Independentemente do sexo, idade, crença religiosa, convicções e orientações de vida, é importante que todos possam encontrar no desporto algo que lhes faça, ver felizes na terra onde vivem».
 
Isilda Gomes realçou que Portimão «é uma terra de campeões das mais diversas modalidades, onde as coletividades, conseguiram mesmo nos tempos mais difíceis, e sem qualquer apoio da autarquia, nunca deixar de proporcionar a milhares de portimonenses a prática desportiva».
 
A responsável endereçou um «especial agradecimento aos funcionários do Município e a todos os voluntários que se juntaram ao projeto, vestiram a camisola e que continuarão a trabalhar de forma incansável, para que Portimão, Cidade Europeia do Desporto, seja um sucesso».
 
A Presidente não esqueceu o papel dos embaixadores Rosa Mota e Jorge Pina, «que deram a cara desde a primeira hora, símbolos nacionais da máxima excelência, dos nossos desportistas e atletas».
 
Por fim deu os parabéns, à ACES Portugal e à ACES Europa, porque «acreditaram no nosso projeto, perceberam desde o início que esta era uma candidatura natural, genuína, onde um terço da população em Portimão pratica desporto, por isso temos que apoiar os clubes da nossa terra, temos que trabalhar com eles para desenvolver o desporto».
 
Embaixadores de "Portimão Cidade Europeia do Desporto":
 
O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, saudou todos os autarcas e membros do Governo presentes, cumprimentando os responsáveis da candidatura de Cascais, a Cidade Europeia do Desporto 2019, que ao não terem vencido, «sei que tinham todas as condições também para receber este evento».
 
João Paulo Rebelo falou do Município de Braga, representado pela Vereadora Sameiro Araújo, cidade que passou o testemunho a Portimão, «pelo trabalho fantástico que em 2018 realizou, e que de alguma forma eleva a fasquia para Portimão, mas tenho a certeza que saberá estar à altura».
 
O Secretário de Estado evidenciou que o Governo, «tem como desígnio, ter mais desporto para o nosso país e portanto, não podíamos estar mais alinhados com o Município de Portimão que quer ter ao longo deste ano mais desporto para todos».
 
Também o Presidente da República deixou uma mensagem através de um vídeo, afirmando que «depois de Braga ter sido a melhor cidade do desporto de sempre, é a vez de Portimão confirmar a excelência dos pergaminhos de Portugal».
 
Marcelo Rebelo de Sousa, disse estar confiante, tendo a «convicção» de que será um ano bem sucedido, cheio de iniciativas de participação e de projeção não apenas interna como externa, «em que estarei presente mais que uma vez, para poder testemunhar a vossa competência, dedicação e a vossa capacidade de mobilização».
 
Refira-se que na cerimónia a ACES Portugal e a ACES Europa  anunciaram que Odivelas, será a "Cidade Europeia do Desporto 2020".