O mês de junho é mês de Santos Populares e Portimão mantém e reinventa a tradição, preparando-se para viver 18 dias de grande animação com o desfile das Marchas Populares em quatros locais do concelho, com os arraiais e bailes na antiga lota e com a II edição dos Santos Populares no Centro Histórico da cidade.
As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município e este ano regressam à Praia da Rocha (exterior da Fortaleza de Santa Catarina) para o tradicional desfile, que este ano contam a participação de quatro coletividades do município, o Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da vila de Alvor.
O desfile contará também com três marchas convidadas, o Centro Comunitário Duna–CASLAS – Meia Praia de Lagos, a Marcha da Associação Grupo Amigos da Pedreira de Silves e a Marcha do Clube de Futebol “Os Estembarenses”.
As noites prometem ser animadas e marcadas pela música e dança ao ritmo das canções populares. O primeiro desfile terá lugar na Zona Ribeirinha de Portimão a 10 de junho, enquanto no dia 17 os marchantes vão desfilar no Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande. No dia 18 de junho o desfile chegará à Zona Ribeirinha de Alvor, culminando esta grande festa popular com o desfile final no dia 24, na Praia da Rocha, mais precisamente no exterior da Fortaleza de Santa Catarina, sendo de referir que todos os desfiles começam às 22h00.
A edição deste ano das Marchas Populares de Portimão reúne cerca de 400 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que darão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve.
De referir que no dia 12 de junho faz-se história sob o mote da sardinha com a ida de cerca de 64 marchantes portimonenses a Lisboa para desfilar como marcha convidada - Marcha Popular de Portimão naquele que é um dos maiores eventos da capital, o desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade e perante milhares de pessoas. O desfile tem início às 21h00 e é de entrada livre.
A animação organizada pelas Associações e Coletividades locais procuram partilhar a vivência do espaço público com todos os visitantes e turistas que acorrem à cidade para viverem esta festa. Neste sentido, o Sporting Glória ou Morte Portimonense realiza os tradicionais Arraiais e Bailes na antiga Lota de Portimão, nos sábados de 11, 18 e 25 de junho, a partir das 22h00, com direito a sardinha assada e muita música.
Este ano a Zona histórica de Portimão será palco da II edição dos Santos Populares de Portimão que reinventa e celebra uma grande festa na Rua Nova em conjunto com as coletividades locais e associações culturais, nomeadamente a Contramaré – Associação Cultural de Portimão, o Clube União Portimonense, a Sociedade Vencedora Portimonense.
Nos dias 12, 24 e 28 de junho, das 19h00 às 00h30, a Rua Nova será palco de sardinhadas, recriação de saltos à fogueira e animação cultural, nomeadamente Bailes Populares e projeção de Vídeo Mapping.
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Portimão em conjunto com a Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande e ainda com a Contramaré – Associação Cultural de Portimão, o Clube União Portimonense, a Sociedade Vencedora Portimonense.