Desporto

Portimão:Estágio de Karate reúne mais de uma centena de alunos e propõe Karate inclusivo

 
O 52º Estágio de Karate, que terá lugar no dia 23 de junho, às 10h00, no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, é um evento organizado pela Internacional Japan Karate Associação Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

 
O estágio contará com mais de uma centena de alunos oriundos das sete escolas de karate-shotokan tradicional e de karate adaptado, com orientação técnica do Sensei Rui Caipira (6º Dan Shotokan Karate Do of United Nations) e no que respeita ao treino de karate shotokan destaca-se a presença e os ensinamentos do Mestre Internacional, Sensei Luis Maria Sanz, 8º Dan, Campeão do Mundo de Kata (WKF World Championships, Granada, 1992). 
 
Segundo revela a autarquia portimonense, a iniciativa que engloba treino específico de karate shotokan tradicional, das 09h30 às 11h30 e das 18h00 às 19h30, apresenta paralelamente a partir das 11h30 demonstrações de karate tradicional, a que se seguirão as cerimónias protocolares de entrega de novas graduações e distinções a diversos alunos, bem como de certificados de participação às mães dos alunos que integraram o último curso de Defesa Pessoal. 
 
A IJKA-Portugal, com a coordenação do Sensei Rui Caipira, é pioneira, em Portugal, na implementação e ensino da modalidade de karate adaptado a pessoas com necessidades especiais. 
 
A preparação do ensino da modalidade tem vindo a ser feita nos últimos 10 anos, com o apoio do Município de Portimão, que pretende promover, estimular e alargar o conceito do exercício físico inclusivo, e neste momento já se encontram a ser ministradas aulas regulares. 
 
Para dar resposta às diferentes necessidades foram elaborados programas adaptados às especificidades concretas dos alunos. A associação oferece, por um lado, o ensino do karate em cadeira de rodas, especialmente desenvolvido para os utentes portadores de deficiência física motora (permanente ou temporária) e por outro lado programas para os alunos com patologias do âmbito do espectro autista e da síndrome de Down (Trísomia 21), em que a adaptação dos conteúdos técnicos é feita em função de cada caso. 
 
Os programas tem a vindo a ser implementados sob o lema “karate para todos” procurando dentro da sua esfera de atuação contribuir para uma sociedade mais inclusiva e os resultados obtidos, como a aumento notório dos níveis de autoconfiança e autoestima dos alunos, vêm confirmar e justificar a continuidade do trabalho desenvolvido, adianta a autarquia em nota de imprensa.
 
As escolas que integram o 52º Estagio de Karate funcionam regularmente nos concelhos de Portimão, Monchique e Silves, existindo ainda uma escola associada em Gondomar.