Face à atual situação de emergência devido à Covid-19, a Câmara Municipal de Portimão informou que vai estabelecer protocolos excecionais de colaboração de desenvolvimento social com o associativismo local, afetando para o efeito 313.421 euros.
Em nota enviada à comunicação social, a autarquia diz que são abrangidas oito associações de índole cultural, 21 coletividades desportivas e 25 instituições de cariz social.
Nesse sentido, serão celebrados 54 protocolos entre o Município de Portimão e oito associações de índole cultural (no total de 34.600 euros), 21 coletividades desportivas (67.200 euros) e 25 instituições/associações de cariz social (211.621 euros).
A Câmara Municipal aponta várias circunstâncias para ter criado esta medida "excecional e transitória", que visa contribuir para que o associativismo com trabalho na área social mantenha as suas valências essenciais no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, às famílias e à saúde. Também serão abrangidas coletividades ligadas ao setor cultural e criativo e ao desporto, no sentido de contribuir para a "mitigação dos prejuízos resultantes da atual crise epidemiológica", esclarece.