Sociedade

Portimão abriu portas a novo Centro Comunitário

A abertura do novo Centro Comunitário do Bairro do Pontal é, para a autarquia de Portimão, uma porta aberta para novas vivências.

PUB
 
A edilidade pretende que o quotidiano dos residentes deste bairro ganhe uma nova vida, em especial os mais velhos, razão pela qual,desde o passado sábado que este equipamento está à disposição da comunidade.
 
Nota da autarquia refere que "esta nova estrutura vem dar resposta à necessidade de criar um espaço de apoio à população residente, maioritariamente envelhecida e que passa a ter um previligiado ponto de encontro e de partilha de saberes e experiências, onde não irá faltar uma agenda diversificada de atividades, muita animação, oportunidades de conhecimento e muito afeto".
 
O Centro Comunitário do Bairro Pontal faz parte do programa de gestão de bairros da autarquia e será dinamizado por uma Técnica de Animação Sociocomunitária municipal, sendo que o espaço está devidamente equipado e dispõe de uma cozinha, sala de lazer, duas casas de banho, gabinete técnico e espaço exterior com alpendre e uma pequena horta.
 
O Bairro Pontal é um bairro cuja construção remonta a 1943, implantado durante o Estado Novo e seguindo a filosofia da habitação social dessa época. Situa-se dentro da cidade, e possui características próprias, boas relações de vizinhança e entreajuda entre os moradores. A população é maioritariamente idosa e na sua maioria descendente dos primeiros arrendatários no entanto, dada a idade avançada da população, alguns fogos vão ficando devolutos, sendo alvo de novas atribuições a agregados familiares de outras faixas etárias e a famílias mais numerosas com necessidade habitacional, explica a mesma nota.
 
Este novo centro comunitário vem juntar-se ao da Coca Maravilhas e da Cruz da Parteira e faz parte do programa de gestão dos bairros camarários, que prevê ainda a construção, muito em breve, de mais um centro comunitário no bairro das Cardosas.