Sociedade

Portimão apresentou o “Prato Certo” em ação de sensibilização alimentar

"O Prato certo". Faz as escolhas certas à mesa! é o lema da campanha de comunicação do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve, que tem como objetivo demonstrar que a alimentação pode e deve ser deliciosa, saudável e económica, ao alcance de todos.

PUB
 
Nas instalações do Centro Comunitário do Alvor, decorreu uma sessão prática de trabalho sobre alimentação em que não faltou um showcooking onde os participantes puderam pôr literalmente as "mão na massa" e descobrir, na primeira pessoa, como a alimentação saudável pode ser simples, apetitosa e muito económica.
 
O Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve, dinamizado pela Associação In Loco em parceria com o Município de Portimão, realizou na segunda-feira, a terceira sessão prática tendo como objetivo a educação alimentar dos agregados familiares e das comunidades locais e como slogan "O Prato certo". Faz as escolhas certas à mesa!
 
Para além dos técnicos do Município de Portimão, a sessão foi organizada pela equipa do Observatório, que inclui nutricionistas, chefs e diversos colaboradores especializados em alimentação saudável segundo os princípios do regime alimentar associado à Dieta Mediterrânica, um estilo de vida milenar do qual o Algarve guarda profundas tradições.
 
Segundo revela nota do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve, “Se no início os participantes achavam que comer bem é difícil e caro e que a alimentação saudável é um luxo para ricos e intelectuais, no final estavam conscientes que isso são mitos facilmente ultrapassados por qualquer um e que todos podem com a maior das facilidades realizar as escolhas certas e informadas que lhes permitam desfrutar plenamente de uma alimentação saudável para si para os seus agregados familiares e amigos”.
 
Lê-se na mesma nota que,  “os participantes assumiram sem problemas a missão de «embaixadores» para uma alimentação mais saudável e acessível e o papel de difusores na comunidade dos conhecimentos, truques e técnicas práticas que forma abordadas e demonstradas nesta sessão, que faz parte de um périplo por todos os Munícios do Algarve e aberto a todos os interessados”.
 
Utilizando os princípios do estilo de vida mediterrânico e do seu padrão alimentar, está a ser desenhada uma estratégia experimental de sensibilização e educação alimentar que derrube alguns dos preconceitos e mitos que têm afastado uma parte significativa da população portuguesa da matriz cultural mediterrânica e do seu regime alimentar: comer de forma económica produtos locais, sazonais, sem desperdício e em convívio com familiares e amigos, utilizando o azeite como gordura principal, privilegiando os ensopados e cozidos aos fritos, destacando os vegetais e as leguminosas e usando muita criatividade na preparação das refeições, onde não faltam as ervas aromáticas.
 
Em complemento, estão já a decorrer  "sessões práticas", dedicadas aos agregados familiares e outros interessados numa abordagem mais aplicada das formas simples, práticas e económicas de organizar uma alimentação saudável. 
 
Nestas sessões, os agregados familiares convidados participam em tarefas simples de preparação de refeições, com o apoio de um Chef e de uma Nutricionista, demonstrando como a alimentação do dia-a-dia pode ser simples, apetitosa, saudável e barata. Para demonstrar o que foi referido, três destes convidados recebem um cabaz de produtos locais e sazonais, no valor de 12 euros, com o qual poderão realizar 12 refeições. Refira-se que estas sessões são abertas a todos os interessados.