Desde 8 de março, que a Câmara de Portimão está a garantir aos munícipes que residam no concelho o transporte em táxi para os locais de vacinação na área do município, desde que sejam octogenários ou que, tendo mais de 50 anos, sofram de patologias e dificuldades de mobilidade ou deslocação.
Depois de convocadas para a toma da vacina, e se não tiverem transporte próprio, as pessoas abrangidas por este apoio municipal devem ligar para a Linha Proteção 24, disponível 24h00 por dia através do número de telefone 808 282 112, solicitando o respetivo transporte por táxi até ao centro de vacinação e regresso ao domicílio.
Segundo assegura o Serviço Municipal de Proteção Civil em comunicado, "o serviço não implica quaisquer custos para o utente", que pode ser acompanhado por um familiar, no cumprimento das regras sanitárias em vigor.
Para a concretização desta medida, cujas despesas são assumidas na íntegra, pela Câmara Municipal de Portimão, foram estabelecidos protocolos de colaboração com a Taxiarade e a Cooptáxis, as duas empresas de rádiotáxis a operar no concelho.
O Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com o ACES do Barlavento, coordena diariamente a partilha de informação para que ninguém fique para trás no processo de vacinação. Todo o fluxo de informação está concentrado no Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil, onde se cruza a informação proveniente do Centro de Saúde de Portimão com os dados recolhidos pelas três juntas de freguesia do concelho.
Para o efeito, o cidadão depois de convocado pelos serviços de saúde, deve ligar para a Linha Municipal “Proteção 24” – 808 282 112, e solicitar o transporte indicando: nome completo, número utente do SNS, morada, contacto telefónico e horário de agendamento/deslocação.
O táxi realiza o transporte para o local de vacinação, logo que concluído o processo de vacinação, o cidadão liga novamente para a Linha Municipal “Proteção 24” e solicita o transporte de regresso para a sua residência, que será garantido pelo táxi (sem custos).