Segundo descreve a CPCJ, "com esta comemoração pretende-se consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, através do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e de um envolvimento comunitário".
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portimão, em articulação com a Câmara Municipal de Portimão e outras entidades concelhias, vai assinalar o mês de abril como o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, com várias iniciativas, destacando-se a realização do “II Passeio Solidário”.
A CPCJ de Portimão irá organizar diversas iniciativas, entre elas, a realização do “II Passeio Solidário”, no dia 19 de Abril, domingo, às 10h00, tendo como ponto de partida a CPCJ de Portimão e o ponto de chegada, a Marina de Portimão, seguido de animação desportiva.
Esta iniciativa tem como objetivo a recolha de bens alimentares e produtos de higiene pessoal, destinadas às famílias que se encontram referenciadas e em acompanhamento por esta Comissão, que solicitam apoio deste serviço.
No âmbito da Campanha “Laço Azul”, a CPCJ de Portimão associa-se e convida as turmas de 2º e 3º ciclo dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Portimão, a participar na construção de um “Laço Azul Humano”. Esta iniciativa decorrerá na Praça da Alameda da República, esta terça-feira, às 11h00 e tem como objetivo despertar a consciência do público em geral relativamente aos maus tratos em crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.
Integrado nas comemorações, no dia 27 de abril, às 9h30 está agendada uma sessão de cinema, com “Polisse”, um filme alusivo à problemática dos Maus-Tratos na Infância e dirigido aos jovens do ensino secundário nos Cinemas de Portimão.
No final da projeção do filme haverá lugar a um debate entre os convidados da parte da CPCJ e da plateia juvenil.
Esta iniciativa é organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portimão em articulação a Câmara Municipal de Portimão, a Junta de Freguesia de Portimão, o Programa Escolhas, a APAV de Portimão, a Polícia de Segurança Pública e as Águas de Monchique.