O município de Portimão anunciou ontem que vai aumentar a capacidade de resposta no ataque inicial dos fogos.
Inicia-se hoje, 1 de julho e decorre até 30 de setembro, o período crítico da Defesa da Floresta Contra Incêndios, e nesse sentido o município de Portimão anunciou ontem que vai aumentar a capacidade de resposta no ataque inicial dos fogos, assegurando o funcionamento de um destacamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), na antiga Escola Primária da senhora do Verde, localizada na zona do barrocal de Portimão e mais próximo da zona de maior perigo de incêndios florestais no concelho, reduzindo em cerca 10 minutos a chegada do primeiro meio ao teatro de operações.
Na ocasião foram igualmente apresentados os trabalhos em curso de realização de 54 hectares de faixas de gestão de combustível.
A sessão prosseguiu no Porto de Lagos, onde a presidente da autarquia entregou 100 equipamentos de proteção individual para todos os Bombeiros do quadro ativo, num investimento total de 35 mil euros e que resultou de um protocolo com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão (AHBVP).
Esta medida vem garantir que todos os Bombeiros de Portimão, sem exceção, desempenhem a sua missão com um nível de proteção adequado ao risco, além do fato de proteção, botas, luvas e capacete, foi ainda atribuido a nivel individual mascaras de partículas, para proteção respiratória em cenário de incêndio rural.
Seguiu-se o ato de ingresso no Quadro Ativo, quer na carreira de oficial-bombeiro (2 elementos), bem como na carreira de bombeiro (17 elementos).
Na sua intervenção a Presidente da Câmara Municipal de Portimão referiu que num espaço de um ano, o Serviço Municipal de Protecção Civil e os Bombeiros de Portimão passaram a ser uma referência no país, sendo uma das corporações com melhores meios técnicos e humanos ao seu serviço.
Lembrando igualmente que a Segurança e a Capacidade de resposta em termos de saúde são fatores basilares na escolha de um destino turístico.
Isilda Gomes aproveitou para saudar os novos Bombeiros e agradecer em nome da população de Portimão o seu empenho nas novas funções.