Sociedade

Portimão comemora 1º Centenário do Congresso Regional Algarvio

No próximo dia 3 de Setembro, dá-se início às comemorações do aniversário do centenário do 1º Congresso Regional Algarvio, realizado no Casino da Praia da Rocha, em Portimão, entre 3 e 5 de Setembro de 1915.

PUB
 
O evento será organizado pela Câmara Municipal de Portimão, através do Museu de Portimão e irá prolongar-se até ao final do ano, culminando com as festividades integradas no Dia da Cidade, a 11 de dezembro. 
 
O programa das comemorações abrange os últimos quatro meses de 2015 e versa inicialmente sobre as Jornadas Europeias do Património através da acção “A Cultura sai à Rua”, que terá lugar na Mexilhoeira Grande (26 de Setembro). 
 
Depois prossegue até ao final do ano com a divulgação progressiva das teses apresentadas no Congresso de 1915, a iniciar no Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro), e no dia 29, terá lugar o lançamento da publicação “Cruzeiros Turísticos – Uma perspetiva sistémica e multidisciplinar” no Porto de Cruzeiros de Portimão (29 de Setembro). 
 
No dia 12 terá lugar a tertúlia sobre “ A Capela de Santa Isabel: uma intervenção arqueológica na antiga rua dos Arcos em Portimão“, dinamizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão. 
 
Em outubro no dia 10, está agendada uma Conferência inaugural sobre o 1º Congresso Regional Algarvio, na qual se pretende analisar a importância da implantação da República, e o que ela representou para a região, num período conturbado, em plena 1ª Grande Guerra Mundial. 
 
Edição comemorativa de postais do início de século, tertúlias, encontros de reflexão e o debate “100 Anos depois que Algarve? “ serão, entre outras, algumas das iniciativas previstas até ao final do ano, que culminam no dia 12 de Dezembro, com a inauguração da exposição “O Congresso Regional Algarvio” no Museu de Portimão. 
 
Segundo o Município de Portimão, "ao comemorar o 1º Centenário do Congresso Regional Algarvio, o objetivo é de, 100 anos depois, divulgar a sua importância histórica, contribuir para o conhecimento do contexto político e social da época no Algarve, no País e na Europa e homenagear esta acção dos republicanos algarvios e as suas propostas para a afirmação e o progresso da região, uma oportunidade para refletir o presente e o futuro do Algarve nas suas múltiplas vertentes do desenvolvimento e da identidade regional".