Sociedade

Portimão entrega 4º Prémio Municipal do Voluntariado com encontro de jovens

O Município de Portimão volta a assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, que se comemora a 5 de dezembro, com um encontro entre jovens voluntários de vários países, no âmbito do programa local “Geração XXI”, e a revelação dos vencedores da quarta edição do Prémio Municipal de Voluntariado.

PUB
A data celebra também o voluntariado jovem, com a realização no Museu de Portimão de um convívio, marcado para as 16h00, com a partilha de testemunhos e experiências de voluntariado, intercalados por momentos musicais, no âmbito do programa “Geração XXI”, criado em parceria pelo Município de Portimão e a Dypall Network e que neste dia assinala o quinto aniversário.
 
Segundo avança a autarquia, o programa “Geração XXI” surgiu da necessidade de dinamizar os jovens e tornar Portimão uma referência regional na implementação de políticas de juventude e incentivo à cidadania e participação ativa, criando oportunidades de aprendizagem, formação e voluntariado a nível local e internacional.
 
O “Geração XXI” conta atualmente com 11 voluntários internacionais, oriundos de Espanha, Itália e Turquia, «merecendo realce o facto de cinco ex-voluntários, de nacionalidades italiana e polaca, terem adotado Portimão como sua cidade», evidencia o município em nota de imprensa.
 
O encontro, que se vai prolongar até às 18h00, terá a presença de voluntários e representantes de organizações parceiras do programa, como são os casos do MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da Sida, Portimão Surf Clube, GRATO - Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, da Câmara Municipal e da Franjinhas – Associação de Proteção Animal, contando com a participação da Academia de Música de Portimão, que terá a cargo vários momentos musicais, estando igualmente previstas dinâmicas de grupo, nomeadamente um quiz sobre voluntariado.
 
A partir das 18h00, tem lugar no auditório do Museu a cerimónia de atribuição das distinções relativas ao Prémio Municipal de Voluntariado 2022 nas categorias individual e coletiva, com a apresentação de todos os projetos que se candidataram e a revelação dos vencedores.
 
A cerimónia conta com momentos performativos pela Academia Dança Mais, enquanto o encerramento estará a cargo da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.
 
Já na sua quarta edição, o galardão foi instituído em 2018 pela autarquia e desde então distingue projetos nas áreas da solidariedade, saúde, ambiente, economia social, educação e formação que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, idosos, cidadãos com deficiência ou outras pessoas em situação vulnerável, tendo premiado no ano transato os projetos “SER na Demência” (categoria coletiva) e “Jardim Sensorial” (categoria singular).
 
Neste âmbito, foi criada em junho de 2021 pelo município, a plataforma “Voluntariado Portimão” que disponibiliza um ponto de encontro entre aqueles que desejam colocar o seu tempo livre ao serviço de projetos comunitários e as entidades locais em busca do apoio de voluntários.
 
Numa primeira fase, as entidades deverão aceder à plataforma (https://www.cm-portimao.pt/voluntariado-portimao) e preencher a ficha de inscrição disponível, indicando as áreas de intervenção e o público-alvo, ao passo que a pessoa em nome individual que queira aderir, pode inscrever-se no endereço eletrónico https://www.cm-portimao.pt/voluntariado-portimao/quero-ser-voluntario, passando a integrar a bolsa gerida pelos serviços da autarquia, que terá em consideração o perfil da pessoa e as carências existentes.