Face à atual situação pandémica e às restrições atualmente vigentes no concelho de Portimão, todas as ações que evocam o 47º aniversário do 25 de Abril de 1974 serão exclusivamente ‘online’, tendo as atividades sido separada e isoladamente gravadas respeitando as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo informou o município, do programa oficial, que poderá ser seguido nas redes oficiais da autarquia de Portimão, consta a partir das 18h00 de 24 de abril, a estreia da curta-metragem “Desaparecido”, de Jake Barroso, que conta a história de Diego e de um grupo de amigos, retratando as suas vidas sociais no contexto do bairro onde moram que poderá ser vista no
Facebook e no
Youtube do município.
Também no dia 24, às 21h30, em simultâneo na página de Facebook do Município e do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, começa o Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974 “Liberdades”, pela OJA – Orquestra de Jazz do Algarve, numa performance musical que traz até ao público uma fusão e adaptação de vários temas incontornáveis portugueses e mundiais ao jazz.
Para dar forma a toda esta fusão, foram escolhidas duas vozes nacionais - Ana Laíns e Ana “Cherry” Caldeira.
A programação virtual do 25 de Abril arranca às 9h00, com o hastear das bandeiras e interpretação do hino nacional por Joana Rato, acompanhada na guitarra portuguesa por Ricardo Martins e na viola de fado por Nuno Martins.
A sessão solene evocativa do Dia da Liberdade poderá ser vista no Facebook do Município a partir das 11h00, com a intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, bem como do presidente deste órgão municipal, João Vieira, e da presidente da Câmara, Isilda Gomes. Os interlúdios musicais ficarão a cargo dos alunos do ensino secundário da Academia de Música de Portimão.
Ao longo de todo o dia, as páginas no
Facebook da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (e do Município de Portimão apresentarão 25 poemas libertários declamados por alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta.
Ainda nesta data, a partir das 17h00, o Facebook da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes exibe o pequeno filme “Biblioflash”, com apresentação de obras literárias alusivas à Revolução dos Cravos e dirigidas ao publico infantojuvenil.
Conforme acrescenta nota da câmara, da programação também constam duas intervenções artísticas em espaço público, nomeadamente em parte do muro exterior do Cemitério de Portimão e no paredão das Cardosas, junto ao viaduto, com o objetivo de requalificar pontos estratégicos da cidade. Trata-se de uma organização do Município de Portimão, em colaboração com o LAC-Laboratório de Atividades Criativas, Associação Cultural.
No primeiro caso, nos dias 26 a 29 o artista Gonçalo MAR dará vida a parte do muro exterior do cemitério, no gaveto da Rua de Olivença com a Rua Mouzinho de Albuquerque. Já na segunda situação, a intervenção estará a cargo da artista plástica portuguesa Kruella D’Enfer e terá lugar entre 22 e 27 de abril.
Entre 22 e 25 de abril tem lugar a “Caminhada Liberdade 2021”, um convite ao passeio higiénico individual, de acordo com as orientações da DGS, durante o qual os participantes são desafiados a captar ‘selfies’ junto de monumentos históricos ou peças escultóricas alusivas ao 25 de Abril que se encontrem nas proximidades.
Também poderão ser captadas imagens alusivas ao tema, para partilha nas redes sociais do Município de Portimão. Os contributos devem ser enviados por mensagem privada até ao final do dia 25 para m.me/portimaomunicipio.
Por fim, às 19h00 de 26 de abril começa a assembleia digital “Os Jovens e a Política”, que visa aproximar os adolescentes aos decisores políticos. Participam as três associações de estudantes das Escolas Secundárias de Portimão, as duas associações académicas do Ensino Superior, o Núcleo de Estudantes de Direito do ISMAT, assim como todas as juventudes partidárias ativas no concelho. As propostas a debater nesta assembleia digital serão inseridas na plataforma Mypolis.