No âmbito das comemorações do Dia Mundial do livro, a Biblioteca Municipal de Portimão associa-se ao Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes numa 4ª edição da Feira do Livro Usado a realizar-se de 18 a 23 de Abril - Semana do Livro - no Mercado Municipal da Av. S. João de Deus, iniciativa a que se deu o nome “Há livros no mercado”.
Numa primeira fase, quem tiver livros que já não use poderá dar-lhes uma nova vida, entregando-os até ao próximo dia 31 de março no “Livrão”, disponível no Mercado da Av.ª S. João de Deus, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes ou no Polo de Leitura da Mexilhoeira Grande.
Esta campanha é promovida pelo Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes e visa enriquecer e atualizar o fundo documental da Biblioteca Municipal com a colaboração de todos quantos se desejem associar à iniciativa, a qual conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
Todas as obras recolhidas que já façam parte do atual espólio da Biblioteca Municipal irão integrar a feira de Livro usado “Há livros no Mercado”, que decorrerá entre 18 e 23 de abril no Mercado da Av.ª S. João de Deus, na qual todos os interessados em renovar as suas estantes terão ao dispor edições a preços acessíveis, estando ainda previsto para o período um programa de animação que abrange as escolas do Pré-escolar e EB1 do município de Portimão e o público em geral.
Durante essa semana os livros usados estarão à venda nas bancas do Mercado Municipal da Av. São João de Deus, no horário de funcionamento do Mercado, terão um custo simbólico (a partir de 0,20€) e toda a verba angariada será revertida em documentos novos para a biblioteca.
Conforme informou a autarquia, no ano passado foram recolhidos 2840 livros e vendidos 2575 livros na Feira do Livro Usado no Mercado da Avenida S. João de Deus.
No Fundo Documental da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes foram integrados cerca de 56 novos exemplares de temas variados.