Sociedade

Portimão: “Verão Azul” estimula a conversas partilhadas entre escritores e o público

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes convida oito escritores para quatro conversas emparelhadas em que cada um apresenta um livro do outro, partilhando no Jardim 1º de Dezembro leituras entre si e com o público.

PUB
A iniciativa que a autarquia de Portimão diz chamar-se de “Verão Azul”, título inspirado no livro “Agosto Azul” de Manuel Teixeira Gomes, «visa colorir com um pouco mais de azul o verão portimonense através dos livros e da palavra daqueles que os escrevem, dando um alento otimista aos escritores portugueses que no contexto da pandemia não puderem ter um contacto direto com os leitores».
 
Sempre com encontros marcados para as 18h30, o programa arranca no dia 25 de junho, com uma conversa emparelhada entre João de Melo (“Livro de Vozes e Sombras”) e João Pinto Coelho (“Um Tempo a Fingir”), cruzando palavras sobre os seus dois últimos romances. Seguem-se, no dia 23 de julho, Sandro William Junqueira (“A Sangrada Família”) e Ondjaki (“O Livro do Deslembramento”).
 
A 13 de agosto, Lídia Jorge (“Em Todos os Sentidos”) estará à conversa com Afonso Cruz (“O Vício dos Livros”). Por fim, a 20 de agosto os protagonistas serão Nuno Júdice (“Regresso a um Cenário Campestre”) e Luís Filipe Castro Mendes (“Voltar”).
 
De referir, ainda, que em cada um dos quatro encontros deste ciclo de conversas literárias, decorrerá uma minifeira do livro, a partir das 17h30, dedicada exclusivamente aos autores presentes.