Sociedade

Portimão passou a ser "Fast Track City"

O Município de Portimão assinou ontem, na Assembleia da República, a Declaração de Paris e passou a integrar a iniciativa internacional “Fast Track Cities - Cidades na Via Rápida para eliminar o VIH”, que envolve o poder local no diagnóstico e tratamento do VIH.

PUB
 
Conforme refere nota de imprensa da autarquia, a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes juntou-se aos autarcas de Almada, Amadora, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra na assinatura desta Declaração, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo e que contou com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas e peritos internacionais. 
 
O novo grupo de municípios aderentes junta-se a Cascais, Lisboa e Porto, sendo que Portugal passa a contar com 10 municípios aderentes, tornando-se o primeiro “Fast Track Country”.
 
Na mesma nota de imprensa, o Município adianta que a iniciativa Fast Track Cities foi lançada pelas Nações Unidas em 2015, em Paris. Este projeto está, em todo o mundo, a envolver a governação local, as instituições de saúde, e as instituições da sociedade civil com o objetivo de eliminar de uma forma local o VIH e criar uma rede integrada de cuidados que envolva as várias instituições. 
 
Comungando deste objetivo coletivo, a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes afirmou na ocasião: “Queremos na nossa comunidade reduzir, o máximo que pudermos, a taxa de incidência média de infeção VIH e SIDA, porque somos uma cidade que apresenta uma média superior aos valores nacionais”. Refira-se que Portimão apresenta uma incidência média (2006-2016) de 24,1 casos por superior à média nacional que se situa nos 13,4 casos por para o mesmo período.
 
Isilda Gomes acrescentou ainda que “Este é por isso um compromisso de uma autarquia que tudo fará para que seja um compromisso de toda uma rede de parceiros que tudo farão para que sejam um compromisso de uma comunidade, que saberá encontrar nesta parceria uma oportunidade única e um exemplo de como podemos trabalhar juntos para educar, tratar e prevenir a propagação do VIH e SIDA, nomeadamente no que concerne ao rastreio, ligação aos cuidados de saúde e retenção nos cuidados de saúde”.
 
Para este efeito foi desde já criada uma rede integrada de cuidados que envolve várias instituições, nomeadamente Câmara Municipal Portimão, Associação ABRAÇO, ACES Barlavento, CHA, APF Algarve, DGRSP E Prisões de Silves, GRATO, UALG, MAPS e DICAD - ARS Algarve.