O festival "BPM" como é designado celebra este ano a sua 10.ª edição, com expansão internacional em Portugal entre os dias 14 e 17 de Setembro, num evento que o Município de Portimão pretende e exige que seja seguro, independentemente dos sete locais diferentes onde decorrerá (seis dos quais localizados no Município de Portimão, e um no Município de Lagoa, no Centro de Congressos do Arade).
De acordo com a autarquia de Portimão, promovido em Portugal pela empresa BPM FESTIVAL, Lda., estiveram, de igual forma, envolvidas neste processo de planeamento várias equipas na organização do evento de origem britânica e americana.
O festival tem prevista a participação, entre clientes e organização, de 15 mil pessoas, tendo sido estabelecido um teto máximo de venda de 12 mil bilhetes, dos quais já se encontram vendidos 9.500 em 10 países diferentes.
Estima-se que, em média, cada participante estrangeiro despenda cerca de 1.000,00 €, entre despesas de deslocação, alojamento e ingresso, para estar em Portimão durante estes quatro dias.
Estudos do promotor do evento apontam para que cada turista efetue, ainda, despesas na economia local na ordem dos 500 euros, refletindo-se o acolhimento deste festival numa mais-valia para a dinamização do tecido empresarial local.
Todos os locais são estabelecimentos licenciados para receber público no âmbito dos espetáculos, dança e restauração, com horários diferenciados, designadamente o NoSoloÁgua, Blanco Beach, Katedral, Villa Mariazinha, Oceans Club e Cloque, estando o acesso a cada espaço consignado à sua lotação, tendo sido definidas medidas de controlo de acesso, diz a autarquia em nota de imprensa.
Em antecipação, e considerando o impacto do evento na cidade, foi planeado um dispositivo operacional dos vários Agentes de Proteção Civil locais para prevenção às diversas atividades previstas ao longo dos 4 (quatro) dias de duração, envolvendo os Bombeiros de Portimão, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), a Autoridade Marítima/Polícia Marítima (AM/PM), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), num total de 21 veículos e 115 operacionais.
No terreno situado junto à rotunda da Marina de Portimão será estabelecido durante o evento, e em permanência, um Posto de Comando Operacional do Serviço Municipal de Proteção Civil, um Destacamento dos Bombeiros e um Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha Portuguesa.
Teve lugar esta segunda-feira, a reunião final de coordenação com os promotores do festival BPM, num processo de planeamento que se iniciou no passado mês de junho, e que contou com a participação de todos os agentes de Proteção Civil e demais intervenientes.